Jucepar encerra IV Seminário de Atualização do Registro Empresarial com palestra sobre o sistema Empresa Fácil

Fonte: Jucepar O IV Seminário de Atualização do Registro Empresarial, promovido pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar), em Curitiba, foi encerrado com a palestra do diretor técnico da empresa responsável pelo software do Empresa Fácil, James Matos. Durante o evento, vogais e relatores de processos da sede e das agências regionais da Jucepar puderam entender um pouco melhor e esclarecer suas dúvidas a respeito dos processos de registro empresarial que agora são realizados pelo portal do Empresa Fácil, programa que faz parte da iniciativa do Governo do Estado, por meio da Jucepar, para a operação da Rede de Simplificação do Registro Empresarial (REDESIM). A intenção é que relatores, vogais e demais profissionais ligados à área de Registro Empresarial estejam atualizados sobre a implantação do sistema. “O Empresa Fácil configura uma nova realidade do registro empresarial, que deve agilizar aberturas, alterações e baixas de empresas em todo o Estado, com redução de custos e maior velocidade, e é de extrema importância que os profissionais convidados estejam a par de todo esse processo”, destaca Akel. Com a implantação do programa Empresa Fácil Paraná, a Jucepar assumiu novas responsabilidades, passando a ser a porta única de entrada dos dados para o registro empresarial. O programa está agora na fase de implantação do software de integração, para o qual, estão sendo sensibilizadas, treinadas e integradas, todas as prefeituras do Estado do Paraná. Hoje, mais de 190 municípios já se encontram conectados com a Junta Comercial do Estado. Logo, todo o processo de consulta de viabilidade, emissão de alvará e registro como contribuinte municipal, está sendo feito automaticamente, através da transmissão de dados pela autarquia. A quarta edição do evento conta com número recorde de agências participantes, 65 no total. Foram convocados a participar do Seminário os relatores de processos, o colegiado de vogais, procuradores, advogados e servidores ligados à área do Registro Empresarial na sede da Jucepar. De acordo com o presidente da autarquia, Ardisson Akel, esta é mais uma ação realizada para atender os princípios do Governo Beto Richa de fomento ao empreendedorismo e ao crescimento da economia paranaense, além informar sobre as ações de desburocratização e simplificação dos registros empresariais, que tem sido realizada através do Programa Empresa Fácil e da REDESIM. O evento foi realizado no auditório da Fecomércio – PR, Rua Visconde do Rio Branco, 931, 7º andar, Centro.