InovaçãoAgro está com inscrições abertas

Evento é gratuito e promete se consolidar como o maior do segmento na região

.

O InovaçãoAgro 2024, organizado pelo Sindicato Rural de Guarapuava em parceria com diversas entidades do setor agropecuário, tem tudo para se firmar como o principal evento do segmento na região. Marcado para os dias 27 e 28 de agosto, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, o encontro visa promover novas tecnologias, estimular o empreendedorismo e impulsionar o desenvolvimento dos produtores rurais.

.

O evento é voltado para produtores rurais de pequeno, médio e grande porte da região de Guarapuava, além de empresas do agronegócio, instituições de ensino, representantes do poder público, entidades governamentais e atores do ecossistema de inovação focados no agro. Ao longo de dois dias intensos, os participantes terão acesso a uma série de palestras, oficinas e dinâmicas de inovação, com a presença de empresas e startups do setor.

.

Para a realização do evento, o Sindicato Rural conta com o apoio da Unicentro e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Embrapa e IDR-Paraná, além do patrocínio do Sicredi, Sebrae, Sistema FAEP, Agrária, Cresol, Grupo W3 e Livix. Senac, Sesi/Senai, Gav Conecta RPC, Fórum CT & I, Sindusmadeira Guarapuava, ACIG, Cilla Tech Park, Centro de Eventos Cidade dos Lagos, Novatec e Puro Agro contribuem com a organização.

Programação do evento

Dia 27 (terça-feira)

14h – Credenciamento de participantes

14h30 – Abertura

15h – O Impacto da Tecnologia e Inovação no Agro com Alexssandro Ferst, ANC Agricultura no Comando

16h – Tendências e Inovações no Agronegócio com Tatiana Fiuza, COCRIAGRO

17h – Criação de Tecnologias Específicas para Cenários de Uso na Agroindústria com Rodrigo Barbosa e Silva, Fundador da Livix

18h – Inteligência artificial e visão computacional na agricultura e pecuária

19h – Inovando com a Embrapa com Aurélio Vinícius Borsato, Embrapa

20h – AgroBranding e a Cultura de Inovação: Criação de Valor e o Poder de Marcas com Propósito com Rodrigo Roman, Puro Agro e Alessandro Branco, Agrária

20h40 – A Inovação e os Novos Empreendedores na Economia Rural com Peter Wolbert, Grupo W3 Agro

8h – Fabricação e Produção com Aproveitamento do Soro do Queijo – IDR, PR

Mini Cursos

Cadeia Produtiva do Pinhão e Enxertia em Araucária

Horário: 08:30 às 12h

Almoço: Unidade Refrigerada do IDR – Guarapuava

Cadeia Produtiva do Pinhão Mercado e Tendências

Horário: 13:30 às 17h

Aproveitamento do Soro do Queijo

Horário: 08:30 às 11:30 (aula teórica) e das 13h às 16:30 (aula prática)

Almoço: Unidade Refrigerada do IDR – Guarapuava

Dia 28 (quarta-feira)

14h – Recepção dos participantes

15h – Startup de Monitoramento de Clima, Solo e Água – Cynthia Junqueira (Palma Flex)

16h – Talk Show – Insights para Agricultura do Futuro – Alexssandro Ferst e Mateus Tagler

17h – Apresentações do Ideathon

19h45 – Comunicação para gerar conexão: Um olhar da cidade para o campo – Lívia Padilha (Host Podcast Os Agronaltas)

20h15 – A transformação do agro pelas novas gerações – Abimael Ranieri (O Paitrão)

20h45 – O poder das mídias sociais e a criação de conteúdos que geram engajamento no agro – Paulinho Pezak (Santo Fole)

.
14h30 – Preparo de tortas doces e salgadas  (Senac)

Seminários

.
Inovação em erva-mate, plantas medicinais e óleos essenciais

13h30 às 14h15: Propriedades, potenciais e benefícios da erva-mate com Dr. Euclides Lara Cardozo Junior (Sustentec)

14h30 às 15h15: Projeto Plantas Medicinais: Territorialização da Política Nacional com Prof. Jair Kotz (Sustentec)

15h15 às 15h45: Coffee break

15h45 às 16h30: A construção da cadeia de valor dos óleos essenciais e hidrolatos orgânicos no Brasil com Eng. Agr. Rommel Alexandre Sauerbronn da Cunha (Biodestil Doctor Cunha)

16h45 às 17h30: O Projeto Florestamento Nobre: previdência em árvores na agricultura familiar de Guarapuava e toda a sua região metropolitana com Eng. Agr. Rommel Alexandre Sauerbronn da Cunha.

Ideathon

.

Além de toda essa programação, das 07h30 às 19h30 no dia 28, também acontecerá o Ideathon. O evento é uma ação realizada pelo Sistema FAEP, com apoio do Sebrae-PR, que se concentra na geração e no desenvolvimento de ideias inovadoras a partir do despertar da inovação, criatividade, colaboração e diversidade dos alunos dos colégios agrícolas, escolas técnicas de nível médio e instituições de ensino superior, além de proporcionar um ambiente de aprendizagem, com mentoria e orientação.

.

Neste ambiente é esperado que os alunos se dediquem à análise de desafios vividos pela agropecuária paranaense e seus produtores rurais, propondo ideias inovadoras para problemas reais. O evento terá duração de dez horas, durante um único dia em que, ao final, a entrega esperada por parte dos participantes seja a criação de um site (landing page) com a ideia de solução para os problemas apresentados.  Para se inscrever acesse aqui

Serviço: InovaçãoAgro

Data: 27 e 28 de Agosto de 2024