Guarapuavanos vão pagar com PIX neste Natal
Pesquisa aponta que 57% dos entrevistados pretendem pagar à vista os presentes
.A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP) encomendou uma pesquisa sobre a expectativa de compras do consumidor paranaense. O estudo foi conduzido pelo Datacenso Pesquisa e Inteligência de Mercado, com o objetivo de compreender as expectativas dos consumidores e e auxiliar os lojistas a ampliar sua base de clientes aumentando as vendas neste fim de ano.
.
Em Guarapuava, 70 pessoas foram ouvidas. A pesquisa mostra que em relação à antecedência nas compras, 52% dos entrevistados afirmaram preferir adquirir os presentes com antecedência, enquanto 39% optam por deixar para a última hora na esperança de encontrar promoções e descontos especiais.
.
No que diz respeito às opções de presentes de Natal, a pesquisa apontou as seguintes preferências: roupas lideram com 55%, seguidas por calçados (27%), perfumes/cosméticos (15%), acessórios (9%), brinquedos (27%), chocolates (12%) e eletrônicos (6%). Houve ainda 9% que mencionaram outras categorias.
.
Quando questionados sobre o comparativo de valor de compras em relação ao ano passado, 30% planejam manter o mesmo patamar, 24% têm a intenção de gastar mais, 15% indicaram que pretendem gastar menos, enquanto 21% ainda não decidiram e 9% não efetuaram compras no ano anterior.
.
As formas de pagamento também foram analisadas, sendo 39% à vista via PIX, 24% pagamento a prazo com cartão de crédito, 9% à vista com cartão de crédito, e 9% à vista em dinheiro. Já o valor médio do presente ficou em R$ 109,21 indicando uma média ponderada das escolhas dos consumidores. Quanto ao local de compra, 67% manifestaram a intenção de realizar suas compras em lojas físicas de rua, enquanto 18% mencionaram lojas virtuais e 15% no shopping.
.
Para quem ainda não fez suas compras o comércio de Guarapuava está com horário estendido desde o dia 04/12. Nesta semana de segunda-feira à sexta-feira as lojas de rua ficam abertas até 22h, exceto nos dias 23/12 (fechamento às 18h) e no dia 24/12 (fechamento às 15h). Confira no link abaixo mais informações sobre o assunto na reportagem:[embed]https://www.youtube.com/watch?v=BG-IWAGrgho[/embed]Este é um momento onde o comércio fica muito aquecido porque as pessoas compram mais, pelas confraternizações, amigos secretos, e a chegada Natal, além das férias e do Ano Novo. Então esperamos que neste ano as vendas sejam ainda melhores do que no ano passado, disse o presidente da ACIG, Claudinei Pereira.