Guarapuava tem um dos menores tempos para abertura de CNPJ do Paraná

No Paraná, são necessárias 11 horas para que um CNPJ esteja ativo. Em Guarapuava, em nove horas isso já é possível.

O Paraná subiu duas posições no ranking nacional de menor tempo médio para abertura de empresas no Brasil em maio deste ano, alcançando o segundo lugar do país. O tempo de 11 horas e 23 minutos foi a média para registro de uma nova empresa no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), atrás apenas do Sergipe (1º lugar), que registrou tempo médio de 7h1, mas com número bem menor de processos (5.525 x 446 no mesmo período).

.

O tempo médio paranaense subiu apenas sete minutos de abril para maio deste ano, conforme os boletins desenvolvidos pela Junta Comercial do Paraná (JUCEPAR). O tempo envolve desde a etapa de viabilidade até a efetivação do registro no CNPJ.

.

Já em Guarapuava, leva nove horas para uma empresa ser constituída, conforme detalhou o secretário de Finanças, Diocésar Costa de Souza. “É motivo de satisfação estarmos entre as cidades com o menor tempo de abertura de um CNPJ. Conseguimos superar a média nacional e estadual e, com isso, nossa responsabilidade e compromisso só aumentam para com nosso empresariado”, considera.

.

Edgard dos Santos Neto, diretor do Departamento de Alvará da prefeitura de Guarapuava, contou que atualmente, o município concede uma média de 87 novos CNPJ por mês. Com a agilidade no processo, ele acredita que os empreendedores terão mais tempo para cuidar de outras situações relativas à empresa.

.

"Os ramos de atividades que mais abrem empresas são os de restaurantes e lanchonetes, comércio de vestuários e acessórios, além da prestação de serviços nas áreas de construção civil e de transporte rodoviário. Isto representa uma economia diversificada em vários setores, trazendo maiores oportunidades para quem deseja empreender”, detalhou.

.

No Brasil, o tempo médio em maio foi de 1 dia e 14 horas (38 horas), com o movimento de 67.105 processos.

Fonte: SECOM