Guarapuava sedia pela primeira vez Simpósio de Bioenergia

ACIG é apoiadora do evento que terá palestra da ONU sobre desenvolvimento sustentável

.

Nos dias 6, 7 e 8 de novembro, inicia o IV Simpósio de Bioenergia, um evento realizado desde 2010, que, pela primeira vez, será sediado em Guarapuava. Organizado por uma rede de universidades participantes do Programa de Pós-Graduação em Bioenergia (PPGB), neste ano o evento acontecerá na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), no Auditório Francisco Contini. O simpósio contará com a participação de todas as instituições de ensino superior associadas ao PPGB, além do apoio dos cursos de licenciatura e bacharelado em Química da Unicentro.

.

A programação inclui palestras com três grandes nomes  internacionais: Jaroslaw Serafin, Stefanos Chaitoglou e Xavier Vendrell, todos são professores da Universidade de Barcelona, com experiência na área de Bioenergia. Além disso, comparecerá também, Fernando Yazbek, analista sênior de adesão no Pacto Global da ONU, para falar sobre formas com que empresas e instituições podem atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma coleção de 17 metas globais, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

.

Por que o simpósio vai acontecer?

.

O objetivo do simpósio é fornecer um aprofundamento qualificado na área de Bioenergia, abrangendo biocombustíveis e fontes renováveis, em uma perspectiva voltada para o desenvolvimento sustentável. O conceito de bioenergia envolve a produção de energia a partir de fontes vegetais e animais (biomassa). Esta energia pode ser transformada em eletricidade, combustível ou calor, por exemplo.

.

A Associação Comercial e Empresarial de Guarpuava (ACIG), é uma das parceiras do evento, que também conta com a colaboração da Fundação Araucária, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Sicredi, Alphacarbo, Cilla Tech Park e Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior -SETI do Governo do Paraná.

Como se inscrever?

.

A edição do evento tem inscrições não somente a comunidade acadêmica, mas também ao público em geral. Os interessados podem fazer as inscrições através do link que será disponível ao final da reportagem, sendo possível escolher entre quatro opções com valores diferentes:

• Estudante de ensino médio e técnico, com valor de R$ 25;
  • Estudante de Graduação, com valor de R$40;
  • Estudante de pós-graduação, com valor de R$70;
  • Demais participantes, com valor de R$150;

.

Além destas opções, a partir do dia 1º de outubro, os interessados em participar de apenas um dia do evento poderão se inscrever pelo valor de R$50. As inscrições estarão abertas até o dia 26 de outubro.

Serviço: IV Simpósio em Bioenergia

Data: 6, 7 e 8 de novembro
Horário: 10:00 – 15:30h
Local: Universidade Estadual do Centro Oeste – Campus Santa Cruz, Auditório Francisco Contini