Notícia

banner-news

Guarapuava recebe a 31ª edição da Assembleia Itinerante da Alep nesta quarta-feira

Sessão especial acontece no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, durante o Paraná Faz Ciência 2025

.

Na próxima quarta-feira, 1º de outubro, às 18h, Guarapuava será palco da 31ª edição da Assembleia Itinerante, programa de interiorização da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Pela primeira vez, o município recebe o projeto, que será realizado nas dependências do Centro de Eventos Cidade dos Lagos, em meio à programação do Paraná Faz Ciência 2025.

.

A Assembleia Itinerante é uma oportunidade para que entidades, lideranças e a população acompanhem de perto os trabalhos da Alep, além de apresentarem demandas e reivindicações aos parlamentares. Durante a sessão, também serão feitas homenagens a personalidades locais, valorizando quem contribui com o desenvolvimento regional.

.

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, ressalta a relevância da iniciativa:

.

O Paraná Faz Ciência é um dos maiores eventos de divulgação científica do Brasil, e ter a Assembleia Itinerante dentro dele é essencial para a valorização da ciência, da pesquisa e da inovação realizadas nas instituições de ensino superior do Estado, destacou, lembrando que a mediação para a realização do encontro em Guarapuava foi feita pelo deputado Artagão Júnior, com aval do presidente da Alep, deputado Alexandre Curi.

.

Paraná Faz Ciência 2025

.

Entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, o Paraná Faz Ciência transforma Guarapuava em referência estadual de ciência e inovação. A programação acontece das 9h às 21h, com mostras científicas, feiras de profissões, oficinas, exposições, apresentações culturais e fóruns de debate, todos gratuitos e abertos ao público.

.

Neste ano, o evento tem como tema “Ciência, Tecnologia, Inovação na Ação contra a Mudança Global do Clima”, reforçando a importância de discutir os impactos sociais, ambientais e econômicos das mudanças climáticas e propor soluções para o futuro.

.

A edição 2025 é sediada pela Unicentro, com financiamento da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Fundação Araucária. Além das atividades principais, o PFC inclui a Jornada Educatech de Guarapuava, com cerca de 400 jovens apresentando projetos, e a primeira mostra da Rede de Clubes de Ciência do Paraná, reunindo 65 municípios.

.

Com espaços como praça de alimentação, tenda cultural, área kids e transporte gratuito por linhas de ônibus especiais, o evento foi pensado para toda a comunidade, aproximando a ciência da população e celebrando a inovação paranaense.