Guarapuava poderá ter ‘porto seco’

O anúncio foi feito pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico durante visita à ACIG

.

Nesta terça-feira (10), a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG) recebeu a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Janaína Naumann, que trouxe uma ótima notícia para o crescimento de Guarapuava, em conversa com o presidente Claudinei Pereira, a secretária falou da possibilidade do município ter um porto seco. O anúncio atende a uma demanda antiga da entidade e vai facilitar e agilizar a exportação e importação de produtos na região.

.

Na última terça-feira (03) Janaína Neumann, realizou uma reunião no Ministério de Portos e Aeroportos em Brasília (DF), com o objetivo de solicitar a colaboração da pasta para a criação de uma zona logística avançada, auxiliando na desburocratização da movimentação aduaneira, tornando Guarapuava uma cidade na lista das que vão integrar o Programa de Aceleração e Crescimento-Novo, PAC do Governo Federal.

.

A possibilidade de Guarapuava contar com um porto seco traz uma grande transformação para a cidade e a região. Um porto seco é uma infraestrutura logística fundamental que desempenha um papel crucial no comércio internacional e nacional.

. Confira os benefícios da criação do porto em Guarapuava:
  • Facilitação do Comércio Internacional;
  • Redução de Custos;
  • Estímulo ao Comércio Regional;
  • Diversificação da Economia;
  • Melhoria da Logística;
  • Expansão das Oportunidades de Exportação;
  • Atração de Investimentos;
.

Em resumo, a instalação de um porto seco em Guarapuava pode ser um divisor de águas para a região, impulsionando o comércio, a economia local e regional, e abrindo novas oportunidades para empresas e investidores. É uma infraestrutura que pode melhorar significativamente a conectividade da cidade com os mercados nacionais e internacionais, promovendo o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável.

. De acordo com o presidente da ACIG, Claudinei Pereira, a cidade possui grande importância no estado sendo a mais rica do Paraná no Agronegócio gerando e exportando produtos de qualidade para todo Brasil.

É uma satisfação muito grande para nós enquanto entidade, participar deste passo tão importante para a história de Guarapuava. Há anos a cidade precisa deste terminal intermodal, que vai beneficiar nossas indústrias, nosso comércio, trazendo ainda mais investimentos para nossa cidade, disse o presidente.

Segundo a secretária Janaína Naumam, a tratativa está em andamento e é importante agora o apoio da classe empresarial e da entidade, somando forças para que este pedido seja aceito em Brasília.

É de suma importância para o comércio e o agronegócio local, que haja uma maior integração entre os três modais de transporte, haja visto a proximidade da cidade com um dos mais importantes portos organizados do Brasil, o Porto de Paranaguá.

Durante a conversa a secretária também falou da possibilidade da expansão do aeroporto de Guarapuava, que já atua com voos comerciais e poderá somar na rota do transporte aéreo estadual e nacional.

Confira mais sobre este assunto no link abaixo: [embed]https://youtu.be/aYTQhcUUq_o?si=uLN6RY1AoIV0Hao2[/embed]