Guarapuava inicia as contratações temporárias no comércio

Chegada da Black Friday e do Natal aumentam a demanda dos lojistas

.

Fim de ano indica oportunidade de trabalho, isso porque, nesta época o comércio varejista passa a contratar trabalhadores por um período  2 a 3 meses, os chamados 'temporários' o objetivo dessas contratações é atender a demanda gerada pela Black Friday, o Natal e as festas de fim de ano. Como o período é de grande atividade para o setor de comércio, serviços e turismo, muitas empresas já iniciaram o processo de contratação.

.

Uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR) e o Sebrae-PR aponta que que 15% dos estabelecimentos paranaenses têm planos de contratar trabalhadores temporários. A pesquisa também mostra que entre os setores avaliados, o turismo é o mais propenso a contratar, com 25%. No comércio, a projeção de contratação de temporários é de 14,6% e entre as empresas prestadoras de serviços é de 12,2%.

.

A média de pessoas a serem contratadas temporariamente terá uma redução de 25,7% este ano, passando de 3 a 4 funcionários de 2 a 3 profissionais. Por outro lado, uma parcela considerável de empresas, 53,7%, planeja realizar até cinco contratações de temporários.

..

Em Guarapuava o setor de confecções e calçados é o que mais vai contratar temporários, e mais de 30% das empresas já iniciaram o processo de admissão de funcionários provisórios. De acordo com o empresário da área de confecções, Eduardo Christ, as contratações temporárias são benéficas tanto para os empresários, quanto para os novos colaboradores.

.

Essas datas comemorativas são positivas para nós, pois trazem um aumento no faturamento e no movimento, permitindo aumentar a nossa equipe e oferecer oportunidades para uma possível contratação efetiva, caso o funcionário corresponda ao perfil da empresa. Esperamos contratar entre cinco e sete pessoas. Nós estamos preparados para atender os nossos clientes da melhor maneira possível, disse o empresário.

Vagas ofertadas

As vagas oferecidas são predominantemente para Atendente Geral e Vendedor, com 27,8% de citações cada. Outras funções, como Serviços Gerais, Auxiliar Geral, Profissional Especializado, Garçom e Recepcionista, também serão demandadas neste período.

.

Além disso, é uma oportunidades para quem ainda não tem experiência profissional. Das vagas temporárias ofertadas, a maioria (56,6%) não exigirá experiência. Nas funções que exigem uma atuação profissional prévia, a maior parte solicita que o candidato tenha trabalhado mais de seis meses na função.

Chance de efetivação

A pesquisa constatou que as oportunidades de efetivação neste ano podem chegar a 92,6%, o maior percentual da série histórica.

.

Confira mais sobre o assunto clicando no link abaixo: [embed]https://www.youtube.com/watch?v=VkVraoj8cPc[/embed]