Governador Beto Richa recebe pleito supra regional

Ao visitar Irati, dia 9, para avaliar os prejuízos deixados pela enchente do inicio do mês, o governador recebeu um pleito que, atendido, poderá beneficiar mais de 100 municípios. Falando em nome de várias coordenadorias de associações comerciais das regiões centro-oeste, centro-sul e sudoeste, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai), Marcielo Mazzochin, solicitou junto ao governador Beto Richa a disponibilidade de uma aeronave do Comando Aéreo da Polícia Militar, baseada em Guarapuava, para garantir atendimento instantâneo em operações de urgência como é o caso das  cheias ou mesmo de auxílio tático em operações policiais, socorro emergenciais de saúde em situações normais ou em casos de catástrofes. Mazzochin ressaltou que o governador mostrou-se disposto a atender o pleito, fato que deixou as lideranças empresariais otimistas em relação ao seu atendimento. Na conversa com o governador, o presidente da Aciai, citou o caso ocorrido na cidade Rebouças, uma paciente em estado  grave foi resgatada por um helicóptero do Corpo de Bombeiros e levada ao hospital, fato só possível pela condução aérea visto que todas as estradas estavam bloqueadas devido aos deslizamentos causados pelas fortes chuvas. "Uma vida foi salva e podemos garantir que só foi porque contou com o transporte aéreo", disse Marcielo Mazzochin ao governador Beto Richa. GRANDE COBERTURA Na visão das lideranças empresariais da região, a instalação das aeronaves do Comando Aéreo do Corpo de Bombeiros do Paraná, em Guarapuava, é o mais recomendável  do ponto de visão geográfico. Segundo Mazzochin, de Guarapuava fica fácil para a aeronave atender as regiões de Bituruna, União da Vitória, Pitanga, Irati e todo o Sudoeste onde as cidades pólo são Palmas, Pato Branco, Capanema, Dois Vizinhos e Francisco Beltrão. "Atendendo esta solicitação o governador estará valorizando todos os moradores desta extensa e importante área geográfica, tal como os deputados de sua base de apoio, representantes desta mesma região", diz Marcielo Mazzochin. Atualmente, três bases fixas do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas operam no Paraná, sendo uma na capital, uma em Cascavel e outra na cidade de Londrina.  A criação de uma base na região de Guarapuava fará com que municípios em um raio de até uma hora de distância sejam atendidos. “Esta é uma importante iniciativa. Nos momentos de crise, como tivemos recentemente, percebemos a falta e a importância de uma aeronave para atender toda a região e principalmente para salvar vidas”, reforçou o Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava, Eloi Mamcasz. “Tenho certeza de que teremos condições de salvar algumas vidas com essa prática. Seja com resgates rápidos de vítimas de acidentes ou com transporte rápido de órgãos que podem renovar a esperança de vida para muitos paranaenses”, afirmou o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco, Fabricio Valenga. Agora, o próximo objetivo é levar uma comissão de lideranças e deputados ao Palácio Iguaçu para reforçar o pedido  feito pessoalmente ao governador quando esteve em Irati.