Notícia

banner-news

Genomas Paraná busca entender as características da população

O programa analisa o perfil genético das pessoas para entender as características.

.

As informações que nos definem desde o nosso nascimento estão presentes nos nossos “genes”, que é um segmento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico) responsável pelas características herdadas geneticamente. O conhecimento sobre eles é muito importante para uma nova forma de medicina: a medicina de precisão, que é um tratamento individualizado e específico para cada pessoa.

.

A coleta de amostras dos moradores está sendo feita em Guarapuava desde abril de 2023 e deve ser concluída no primeiro trismestre de 2024. O projeto todo deve ter no mínimo 10 anos de execução e será realizado inicialmente em Guarapuava com a perspectiva de ser expandido para outras cidades do estado.

.

A meta do programa é atingir 4000 participantes que representem a população de Guarapuava. Também serão sorteados 500 idosos com idade maior ou igual a 80 anos, cognitivamente saudáveis. O projeto funciona da seguinte forma, é aplicado um questionário e coletadas amostras de sangue, saliva e fezes.

.

O estudo pretende sinalizar um conjunto de fatores de riscos para doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC), diabetes e comorbidades associadas. A ideia é embasar estratégias da Medicina de Precisão, área que alia ao perfil genético dos pacientes aos aspectos convencionais de diagnóstico e tratamento, como sintomas, história pessoal e familiar e exames complementares.

.

O Projeto Genomas Paraná é uma iniciativa inédita de pesquisa científica e tecnológica no Brasil, que pretende descrever o perfil genético e epidemiológico da população. A equipe envolve mais de 400 pesquisadores da Rede Paranaense de Pesquisa Genômica, que reúne instituições de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica, públicas e privadas, do Paraná e de outros estados.

.

As amostras biológicas serão encaminhadas ao IPEC (Instituto de Pesquisa para o Câncer de Guarapuava) para a extração de DNA, RNA e proteínas. Em uma segunda etapa, será feito o sequenciamento genômico destas amostras. O precesso deve ser concluído com a análise dos resultados até setembro de 2024. As informações obtidas serão armazenadas de forma segura e sigilosa e farão parte de um banco de dados. O estudo já tem aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisas da Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO (CAE: 62785822.10000.0106).

.

A Associação Comercial de Guarapuava faz parte do IPEC sendo responsável por captar investidores. Nesta pesquisa, o financiamento está sendo feito pelo governo do estado. E para que outras pesquisas aconteçam o investimento dos empresários é fundamental para gerar também novos negócios.

.

Fonte: IPEC