G7 pede o fim da Operação Padrão dos auditores da Receita Federal

“Movimento reivindicatório está prejudicando o setor produtivo paranaense”, alega Faciap e outras 6 entidades do G7 ao ministro Paulo Guedes e à Superintendência da Receita Federal da 9ª Região Fiscal

O G7, grupo que reúne sete grandes entidades do setor produtivo do Estado, manifestou a preocupação dos empresários paranaenses com os reflexos da Operação Padrão (ou Operação Tartaruga), deflagrada no dia 27 de dezembro de 2021 pelos servidores da Receita Federal do Brasil. As entidades do setor produtivo alegam que “a mobilização da categoria está afetando diretamente o setor produtivo do Estado do Paraná”.

Em ofício encaminhado ao ministro Paulo Guedes e à superintendente da Receita Federal da 9ª Região Fiscal, Claudia Regina Tomaz, as entidades alegam que a “Operação Tartaruga” está causando prejuízos no valor de aproximadamente R$ 4 milhões por dia somente na tríplice fronteira, em Foz do Iguaçu. Além disso, está prejudicando a qualidade de vida de cerca de 4 mil caminhoneiros que estão na fila aguardando o desembaraço aduaneiro  e ficam expostos a condições climáticas extremas e sem condições adequadas de higiene e alimentação.

Reflexos no comércio e no porto

“Os comerciantes e prestadores de serviços, que dependem da movimentação da fronteira, também são diretamente atingidos e os Portos sofrem com o atraso para embarques e desembarques. Além da demora decorrente da manifestação dos servidores, a estiagem prejudicou a navegação nos rios da região, aumentando o fluxo rodoviário da safra Paraguaia que abastece Paraná e Santa Catarina, que dependem de inspeção dos servidores do Ministério da Economia”, diz o texto.

Integrantes do G7

Fazem parte do G7, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar), Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar) e Associação Comercial do Paraná (ACP).

Confira o documento AQUI.   Fonte: Ascom/Faciap