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Ferramenta aponta os fatores-chave para o sucesso de um e-commerce

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Segmentação proporciona menos concorrência e mais chance de alcançar a liderança no mercado, além de demandar investimento inicial consideravelmente menor. Quem trabalha com produtos exclusivos pode praticar preços mais altos e necessita de ações de marketing mais baratas. Por outro lado, o atendimento deve ser impecável e satisfazer todas as demandas do cliente, o que leva à fidelização e consequente expansão dos negócios.

Essa é apenas uma amostra das recomendações para a melhora da competitividade do pequeno empresário de e-commerce que o Fatores-chave de Sucesso - mais recente produto de inteligência colaborativa do Sebrae - faz. A ideia é mostrar ao empreendedor os pontos que devem ser aperfeiçoados para que sua atuação seja bem-sucedida.

Identificados a partir de consultas a especialistas, consumidores e empresários, são dez os itens mais sensíveis para o sucesso ou fracasso de um varejo on line. Além da segmentação, são fatores-chave para uma pequena empresa de e-commerce ter sucesso: prazo de entrega, otimização de busca,marketing promocional, marketing de relacionamento, mobilidade, gestão de métricas, tempo de carregamento, formação de preço e comunicação visual.

No ar há pouco mais de um mês, a ferramenta já foi procurada por mais de 300 lojas virtuais. A metodologia inovadora é uma adaptação de técnica de análise empresarial aplicada individualmente, para uma abordagem setorial. O diagnóstico é realizado a partir de dez perguntas de múltipla-escolha respondidas on line pelo cliente e devolvido por e-mail junto com um plano de ação que mostra as principais vantagens e desvantagens do negócio para cada um dos dez fatores de sucesso.

Os resultados dessa primeira amostra de clientes mostraram que marketingpromocional, otimização de buscas e prazos foram os itens que apresentaram pior desempenho para a competitividade das micro e pequenas empresas de e-commerce. “O resultado sinaliza a necessidade de aperfeiçoamento dos nossos clientes. A competitividade é um dos principais fatores que contribuem para a permanência de uma empresa no mercado”, afirma Alexandre Comin, gerente de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae, unidade responsável pelo desenvolvimento da metodologia.

O maior desafio é o cumprimento dos prazos, uma dificuldade que não se restringe aos pequenos negócios, pois o frete rápido no Brasil é de alto custo. “Para o cliente, a satisfação se dá quando o prazo de entrega corresponde ao prometido na ocasião da compra”, explica Hyrla Marianna Oliveira, coordenadora nacional de Comércio Eletrônico do Sebrae.

Aumentar a visibilidade 

A otimização de buscas foi o segundo fator com pior desempenho, por isso, o Sebrae recomenda que o empresário invista na ferramenta SEO, sigla em inglês de Search Engine Optimization. Quem domina a técnica da SEO consegue mais visibilidade para seus produtos e serviços nos resultados de buscadores da internet. “O contrário representa não aparecer para uma grande fatia de mercado, a que usa o Google para comprar, por exemplo”, explica Lucio Pires, coordenador da ferramenta.

Ao mesmo tempo em que é democrático, o mercado digital é muito acirrado, emarketing promocional foi o terceiro fator com pior desempenho. As empresas bem-sucedidas são as que têm presença digital multicanal, ou seja, fazem divulgação nas mídias sociais, por e-mail, classificados, buscadores, e-commercers, WhatsApp e mesmo no YouTube. “É essencial que os produtos ou serviços de uma loja virtual estejam divulgados onde o cliente em potencial procura as ofertas”, avisa Alexandre Comin.

Outro quesito importante para o empresário de e-commerce é a formação de preço. “É importante para o pequeno empresário saber que não necessariamente o preço baixo vai fazer ele vender mais”, lembra Alexandre Comin. Junto à segmentação e comunicação visual, preço obteve resultados médios de competitividade.

Mais competitivos

Mobilidade, gestão de métricas, marketing de relacionamento e tempo de carregamento foram os fatores que registraram melhor desempenho. Como depende de plataformas virtuais para ser conhecido, o empresário também deve cuidar para que seu site seja acessível de várias plataformas além do computador, como smartphones e tablets, ou ‘responsivo’, no jargão empresarial.

Mais importante do que se promover nos meios compatíveis com seu mercado, ou seja, os digitais, o empresário de e-commerce deve cuidar para que essa promoção não se perca no mundo virtual. O marketing de relacionamento é uma das ferramentas mais importantes para a fidelização do cliente, considerando-se um universo que deve ser necessariamente segmentado. A recomendação é que ele seja ‘multicanal’ e utilize esses mesmos canais de promoção para se relacionar com o cliente.

Gestão por métricas, ou seja, conhecer quais produtos precisa promover mais, ou deve deixar de vender, por exemplo, também é uma das recomendações do Sebrae. Tudo isso, é claro, com tempo de carregamento suficientemente rápido para que o cliente não desista da compra, e em um ambiente visualmente bonito, fácil de navegar e intuitivo.