Desfile de 7 de Setembro será em novo endereço

Saiba também o que diz a convenção e como fica o horário do comércio neste feriado

.

Neste sábado (07), é feriado nacional Dia da Independência do Brasil. Ele comemora o evento histórico em que o Brasil declarou sua independência de Portugal, que ocorreu em 7 de setembro de 1822, com o “Grito do Ipiranga”, no qual Dom Pedro I, então Príncipe Regente do Brasil, proclamou a independência às margens do rio Ipiranga, em São Paulo.

.

O feriado de 07 de setembro é uma data cívica importante no Brasil e é celebrado com desfiles militares, eventos culturais, apresentações escolares e diversas atividades por todo o país. Por conta disso, o comércio de Guarapuava terá alteração no funcionamento. O SICOMÉRCIO (Sindicato dos Lojistas do Comércio) e o SINDIGUA (Sindicato dos Empregados no Comércio de Guarapuava) estabeleceram em acordo firmado na Convenção Coletiva de Trabalho que as lojas ficarão fechadas na em todos os feriados nacionais.

.

Confira o que diz a convenção:

.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA TERCEIRA – FERIADOS: Veda-se o trabalho dos comerciários nos feriados nacionais, municipais e religiosos, conforme determina o Artigo 70 da C.L.T. – Consolidação das Leis do Trabalho, salvo negociação coletiva. Sendo os seguintes Feriados que as empresas não poderão utilizar a mão de obra de seus empregados: Feriados Nacionais, Estaduais, Municipais e religiosos, os municipios abrangidos por esta Convenção.

.

PARÁGRAFO SEGUNDO: As empresas que desejarem utilizar mão de obra de seus empregados, nos feriados citados, deverão firmar acordo coletivo com o Sindicato Obreiro, conforme clausula desta Convenção Coletiva.

.

Por isso, as lojas funcionam até amanhã sexta-feira,  mas reabrem na segunda-feira (09) das 9h às 18h. O atendimento do comércio de Guarapuava em dias normais é de segunda a sábado das 9h às 18h.

Horários Shopping Cidade dos Lagos

.

O Shopping Cidade dos Lagos, que não segue a mesma convenção, terá o horário de funcionamento de feriado. As lojas e quiosques vão funcionar das 13h às 21h. O atendimento da praça de alimentação independente de feriado é das 11h às 22h.

Desfile em novo endereço

.

Devido as obras na rua XV de Novembro a rua Senador Pinheiro Machado será utilizada para a celebração da cidadania. No entanto, o início do percurso será realizado na rua Getúlio Vargas. O desfile está agendado para começar às 8 horas, com a participação de instituições culturais, forças de segurança, escolas estaduais e cívico-militares, além de fanfarras.

.

Como é habitual nos últimos anos, o prefeito Celso Góes acompanha o comandante do 26° GAC, Tenente-Coronel Luiz Renato Laraia Pinheiro, na ‘Revista da Tropa’, dando início à solenidade. O desfile também conta com a participação de instituições de ensino superior, Cmei’s, clubes de serviço, escoteiros, pets e animais de estimação. Associações de veículos, CTG’s de cavaleiros e secretarias municipais participam da parada cívica. De acordo com o croqui elaborado pela Secretaria Municipal de Cultura, existem 74 inscritos. A dispersão será realizada na rua Xavier da Silva.