Notícia

banner-news

Feitas com impressoras 3D, 200 máscaras de proteção são entregues aos profissionais da saúde de Guarapuava

As máscaras foram desenvolvidas pelo Ecossistema de Inovação de Guarapuava  

Neste sábado (28), os integrantes do Ecossistema de Inovação de Guarapuava entregaram aproximadamente 200 máscaras de proteção, desenvolvidas com tecnologia de impressoras 3D, para profissionais do CISGAP e Hospitais São Vicente e Santa Tereza. A confecção das máscaras teve início há menos de uma semana, e o projeto intitulado "Tec do Bem" já soma mais de 10 entidades envolvidas, totalizando mais de 60 colaboradores voluntários.

 

"Nós estamos montando as máscaras neste fim de semana, e segunda-feira (30) entregaremos metade para o Hospital Santa Tereza. São máscaras de qualidade excelente, realmente o Ecossistema fez um trabalho extraordinário!", conta o Diretor Clínico do Hospital São Vicente, Cirurgião Cardiovascular Eduardo de Franco Borges.

  O Diretor ressalta ainda a importância das máscaras para os profissionais que estão na linha de frente do combate ao Coronavírus. "Essas máscaras nos protegem de algumas situações que somente a N95 e os óculos não protegem, então a gente fica com uma barreira física em todo o rosto, pescoço, e orelhas, impedindo contato com as secreções dos pacientes", explica Borges.  

Para o coordenador do Núcleo de Tecnologia e Inovação da Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava), Rui Primak, a preocupação dos integrantes do projeto extrapola as fronteiras regionais.

 

"Através de grupos de Whatsapp e mídias sociais, estamos compartilhando os projetos de confecção das máscaras, para que os Ecossistemas de outras cidades do Paraná e estados do Brasil possam desenvolver um trabalho parecido", explica Primak, ressaltando que o projeto é voluntário, e, tem como objetivos combater o vírus e fortalecer o Ecossistema de Inovação de Guarapuava, através da união e espírito de coletividade.

 

A próxima etapa do projeto é confeccionar máscaras para os municípios da região e o IML (Instituto Médico Legal), que souberam da iniciativa e solicitaram os materiais ao Ecossistema. Além disso, outro material desenvolvido pelo grupo já está em processo de produção, trata-se de uma máscara feita à base de acetato, com cortes a laser, e produção de uma unidade por minuto.

 

Quer contribuir com o projeto Tec do Bem?

A Acig, uma das entidades integrantes do projeto Tec do Bem, disponibilizou uma conta para doações em dinheiro. O montante será utilizado para a compra de insumos para a confecção das máscaras.

 

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE GUARAPUAVA CNPJ 77.903.789/0001-15 Banco do Brasil Agência 0299-2 Conta Corrente 24414-7