Feirão do Imposto acontece no próximo sábado
No próximo sábado (21), das 9h às 12h, os guarapuavanos serão conscientizados sobre a quantidade de impostos que pagam sobre produtos e bens de consumo. O Conjove Guarapuava (Conselho do Jovem Empresário) pretende estar em quatro pontos no município: o principal será na Rua XV de Novembro, em frente à revenda TIM. Haverá exposição de produtos, panfletagem e coleta de assinaturas para o Assina Brasil, uma mobilização nacional em prol da Simplificação Fiscal. No Terminal da Fonte também haverá panfletagem e coleta de assinaturas e, nos mercados Unimax e Superpão Hiper haverá cartazes.
Novamente o Impostômetro estará presente na Rua XV. O contador mede, em tempo real, a quantidade de impostos pagos desde janeiro deste ano até a data em questão. Também serão expostos produtos com suas respectivas cargas tributárias.
Para o presidente do Conjove, Eduardo Christ, este é um evento social que o conselho abraçou não só por obrigação, mas pelo que representa para a sociedade. “Temos que fazer nossa parte”, ressalva. Em Guarapuava, o Feirão do Imposto contará com o apoio do Interact, Lojas Maçônicas e Ordem Demolay.
Em 2012, o conselho participou da ação que colheu assinaturas para um Brasil com menos impostos. Em três horas de feirão, 720 assinaturas foram captadas. Meses depois, o material foi enviado ao Congresso Nacional, junto com o material de outros estados, para reivindicar a reforma tributária brasileira.
Além disso, o Conjove antecipou aos empresários a proposta que posteriormente se tornaria lei. A ideia era despertar na classe empresarial a cultura de disponibilizar, em suas etiquetas e cupons fiscais, o valor que é pago de imposto em seus produtos, para que o cliente estivesse ciente da carga tributária embutida. Dia 10 de junho de 2013, a proposta se tornou a Lei 12.741.
Desde então, os consumidores tem de ser informados sobre os impostos sobre Operações Financeiras (IOF), Produtos Industrializados (IPI), o relativo ao Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep), as contribuições para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), além dos impostos Sobre Serviços (ISS) e sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Mais sobre o Feirão do Imposto
O projeto foi criado em 2003, na cidade de Joinville, Santa Catarina, pelo Núcleo de Jovens Empresários da ACIJ (Associação Empresarial de Joinville). Os jovens empresários se reuniram para mobilizar a sociedade civil joinvilense para informar e, sobretudo, educar a população a respeito do quanto se paga em impostos.
Já que a grande maioria dos brasileiros não tem consciência que paga impostos sobre todos os produtos e serviços que consome em seu dia a dia, o Feirão do Imposto se tornou uma ação nacional, realizada anualmente através da Conaje (Confederação Nacional dos Jovens Empresários).
O Feirão do Imposto também tem o intuito de chamar a atenção da população para o que se recebe em troca nos serviços públicos como contrapartida do pagamento de tantos impostos.