Faciap reitera seu posicionamento contra possível Lockdown

O aumento da contaminação pelo coronavírus tem colocado em alerta autoridades sanitárias e o poder público, que buscam alternativas mais eficazes para conter a Covid-19. Neste cenário, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), entidade que representa mais de 300 associações comerciais no Estado, reitera seu posicionamento contrário ao fechamento do comércio e diz não ao lockdown.

Em ofício reencaminhado nesta quinta-feira, 13, ao secretário da Saúde, Beto Preto, a Faciap explica os motivos pelos quais é contra o lockdown e sugere medidas de enfrentamento.

O escalonamento do horário de funcionamento dos setores da economia para evitar medidas drásticas, como o Lockdown, é uma das alternativas apontadas pela Faciap. Esta prática visa reduzir a aglomeração de pessoas em transportes coletivos nos horários de pico, como início e encerramento de jornadas.

“Faciap entende que medidas drásticas, como o Lockdown, terá um efeito avassalador na economia e, consequentemente, na sociedade: vai gerar ainda mais desemprego e reduzir a renda das famílias. E o setor produtivo precisa continuar funcionando”, afirma o presidente da Faciap, Fernando Moraes, ao destacar que o setor produtivo vem trabalhando com responsabilidade, segurança e não é foco de contaminação.

O que mais a Faciap defende

• A imunização da população continua sendo uma medida emergencial e deve ser tratada como prioridade;
  • Cabe ao governo federal atuar com mais eficiência e agilidade para que a vacinação chegue o mais rápido possível a todos;
  • Os empresários não podem pagar pela irresponsabilidade de parte da população que insiste em ignorar as medidas de prevenção;
  • Este ônus não deve cair sobre quem luta para preservar a vida e trabalhar com segurança;
  • O governo precisa desenvolver uma comunicação eficaz com a população pedindo para não relaxar e, além disso, tomar todos os cuidados sugeridos pelas autoridades de saúde.
  Confira o ofício AQUI.   Fonte: Assessoria de Imprensa Faciap