Notícia

banner-news

FACIAP propõe criação de Comissão do Empreendedorismo na Assembleia Legislativa do Paraná

Iniciativa busca dar voz contínua às micro e pequenas empresas, que representam a base da economia paranaense

.

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP) deu um passo importante em defesa do setor produtivo. Nesta segunda-feira (15), o presidente da entidade, Flávio Furlan, e a coordenadora de Relações Institucionais e Governamentais, Helena Sperandio, se reuniram com o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), deputado Alexandre Curi, para reforçar a proposta de criação de uma Comissão Permanente do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, ou de uma Frente Parlamentar específica para o tema.

.

O pedido, protocolado em agosto, tem como objetivo abrir espaço contínuo no Legislativo estadual para debater, analisar e propor políticas públicas voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo e dos pequenos negócios. Hoje, o Paraná conta com mais de 2,1 milhões de empresas ativas, segundo a Jicepar (julho/2025), sendo a maioria micro e pequenas empresas.

.

Essa Comissão representa uma oportunidade de aproximar o Legislativo das demandas reais dos empreendedores paranaenses, fortalecendo um ambiente mais simples, justo e favorável ao crescimento dos negócios, destacou o presidente da FACIAP, Flávio Furlan.

.

Durante o encontro, a FACIAP entregou ao presidente da ALEP uma minuta de projeto de resolução sugerindo alteração no Regimento Interno da Casa, possibilitando a implementação da nova Comissão. A iniciativa também está alinhada ao ODS 8 da ONU (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e segue experiências já consolidadas no Congresso Nacional e na Câmara Municipal de Curitiba.

.

Nosso papel é articular e propor caminhos que deem mais segurança e protagonismo aos pequenos negócios, que são a base da economia do Paraná, reforçou Helena Sperandio.

.

Com cerca de 300 Associações Comerciais filiadas, presentes em 75% dos municípios paranaenses, e mais de 100 mil empresários representados, a FACIAP mostra mais uma vez seu compromisso em fortalecer o ambiente de negócios e o desenvolvimento econômico do estado.