Faciap participa do lançamento da frente parlamentar que vai discutir alternativas para os pedágios no Paraná

Fonte: Assessoria Faciap

A Faciap, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, acompanhou o lançamento da Frente Parlamentar Contra a Renovação dos Contratos de Pedágio nesta segunda-feira (16), no Plenarinho da Assembleia Legislativa. O vice-presidente da Faciap, Ivaldo Sá Barreto Filho, que participou das discussões, acredita que é importante para o setor produtivo apoiar o objetivo da frente. “Renovar os contratos é homologar o que já está em curso no Paraná, uma concessão nociva para a economia do estado”, avaliou ele. “Independentemente de bandeira política, apoiamos a iniciativa. O ideal seria uma ampla discussão envolvendo a sociedade e os setores produtivos para redefinir todos os processos. E esse debate precisa ser feito já, e não postergado para 2021, no término dos contratos”.

Segundo o deputado estadual Ademir Bier, que faz parte da frente, os deputados irão mobilizar os paranaenses para que todos participem das discussões. “Para que as classes produtivas e o povo não fiquem de fora desta importante decisão. Defendemos que uma nova licitação seja realizada em 2021, quando os atuais contratos forem encerrados. Para isso precisamos da união dos paranaenses”, disse ele.

De acordo com o deputado Tercílio Turini, a discussão será levada para outras regiões do estado. “Apresentamos na audiência pública a toda a sociedade organizada o nosso cronograma de reuniões regionais que iremos promover no interior. Precisamos ampliar esse debate. Um dos problemas que atrapalha o desenvolvimento do nosso estado é justamente o preço do pedágio”, disse ele.

A nova Frente Parlamentar irá realizar encontros com lideranças locais a partir deste mês. A primeira reunião acontecerá em Ponta Grossa, no dia 23 de maio. Em seguida, haverá reuniões em Foz de Iguaçu e Cascavel, no dia 17 de junho; Umuarama, em 24 de junho; e Londrina e Maringá, no dia 8 de julho.

Também estiveram na audiência pública desta segunda-feira (16) a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná, Sistema Ocepar, Força Sindical, entre outras.