Faciap faz a entrega do seu 1º Prêmio de Jornalismo

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná realizou na última semana, no Grand Hotel Rayon, em Curitiba, a entrega do 1º Prêmio Faciap de Jornalismo aos vencedores nas cinco categorias: Impresso, Rádio, Televisão, Internet e Sistema Faciap.

Nesta primeira edição do Prêmio, o tema escolhido foi Inovação no mundo empresarial e foram premiados jornalistas da Folha de São Paulo/Paraná, Gazeta do Povo, Revista 100fronteiras, Rádio CBN, Rádio Paraná Educativa, Rádio BandNews, TV Sudoeste, TV Naipi/Rede Massa, TV RIC Cascavel, Revista Aldeia e Revista da Associação Comercial de Maringá (ACIM).

Em cerimônia híbrida (online e presencial), devido aos protocolos de segurança em função da pandemia, a entrega dos troféus e do voucher aos primeiros colocados ficou por conta do ex-presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa, e do presidente recém-empossado Fernando de Moraes.

“Precisamos ler sempre boas reportagens do mundo empresarial. É um setor muito dinâmico que inova a cada instante, e, neste ano de pandemia, os empresários provaram sua capacidade de resiliência. E para mostrar tudo isso ninguém melhor que os jornalistas profissionais, que sabem tratar a informação com responsabilidade”, afirmou Marco Tadeu Barbosa, idealizador do prêmio.

Marco Tadeu parabenizou os jornalistas participantes, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, o BRDE, patrocinador que bancou parte dos valores da premiação, e a Comissão Julgadora formada por professores de jornalismo e profissionais com ampla experiência nos diferentes meios de comunicação, que avaliou as reportagens de forma voluntária. “Esta primeira edição superou nossas expectativas. Foram 74 trabalhos inscritos. Sinal de que o Prêmio Faciap de Jornalismo já é sucesso”, afirmou Marco.

Veja a lista completa dos vencedores, nas respectivas categorias:

Impresso

Patrícia Buche – 1º Lugar -  Revista 100fronteiras - Foz do Iguaçu-PR: Ecossistema de Inovação em Foz do Iguaçu

Anderson Flávio Gonçalves – 2º Lugar – Gazeta do Povo - Curitiba PR: Vida nova nos bairros .

Katna Baran – 3º Lugar - Folha de São Paulo/Paraná - Curitiba PR: No Paraná, mulher eleva em 30% produção de cafés especiais.

Rádio

Lorena Malucelli Pelanda - 1° lugar - Rádio BandNews - Curitiba PR: O consumo durante as festas de fim de ano em meio pandemia.

Giovanna Palaoro - 2° lugar - Rádio Paraná Educativa - Curitiba PR: A indústria contra o coronavírus.

Francielly Azevedo - 3° lugar - Rádio CBN Curitiba: Inovações do comércio na pandemia.

Televisão

Rebeca Branco -  1º lugar - TV RIC/Cascavel PR -  Ideias Inovadoras: Empresas de Cascavel se destacam pela inovação

Mariana Kojunski - 2° lugar -TV Naipi/Rede Massa – Foz do Iguaçu: Pandemia e a atualização do empreendedor

Ari Ignácio de Lima - 3° lugar – TV Sudoeste - Pato Branco-PR -Estudo e trabalho a distância na pandemia

Internet

Sharon Jeanini Abdalla - 1° lugar – Gazeta do Povo: Nova solução de conforto acústico é criada a partir de fungos por startup e designers

Andrea Torrente – 2º - lugar. Gazeta do Povo:      Por que o investimento verde, raridade no Brasil, é o futuro das aplicações

Rejane Martins Pires - 3° lugar - Revista Aldeia – Cascavel-PR: Biopark - Por que você ainda não está lá?

Categoria Sistema Faciap

Rosângela Cristini Gris  - 1° lugar - Revista ACIM: Sem tempo para a crise

Camila Munhoz Maciel Stawinski  -   2° lugar - Revista ACIM: Um ambiente sadio para as gerações Y e Z

Fernanda Bonomo Bertola - 3° lugar – Revista da ACIM: Volta aos escritórios mistura trabalho remoto e presencial