Ainda dá tempo de se inscrever para o Prêmio Mérito Empresarial

Premiação retornou após cinco anos de pausa e conta com cinco categorias de avaliação

.

A palavra “mérito” representa uma qualidade atribuída a quem merece ser honrado e reconhecido. Pensando nisso, e em homenagem aos grandes exemplos de empreendedorismo em Guarapuava, a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), por meio do Conselho do Jovem Empresário (CONJOVE), promove neste ano o Prêmio Mérito Empresarial. Reconhecido como a maior premiação do setor empresarial da região, a iniciativa busca valorizar as melhores práticas de gestão.

.

Os interessados podem se inscrever até o dia 11 de outubro, e o jantar de premiação acontecerá no dia 14 de dezembro. A edição de 2024 traz uma novidade importante: além das quatro categorias tradicionais — MEI, Microempresa, Pequena Empresa e Média Empresa —, os inscritos terão a oportunidade de concorrer também ao Prêmio Inovação, que valoriza iniciativas inovadoras e criativas nas empresas participantes.

Ferramenta de Autoavaliação
.

Mais do que apenas uma competição, o PME também proporciona uma experiência enriquecedora para os participantes. Durante o processo de inscrição, os empresários têm acesso a uma ferramenta de autodiagnóstico empresarial gratuita. Através de um questionário detalhado, as empresas podem fazer uma autoavaliação de suas práticas de gestão, visualizando pontos fortes e áreas que precisam de melhorias. Ao final do processo de inscrição, o sistema gera uma pontuação automática baseada nas respostas fornecidas.

.

Dentre os conteúdos abordados no questionário, destacam-se:

.

• Missão, Visão e Valores: transmissão de missão, visão e valores para os colaboradores, e conhecimento das necessidades e expectativas dos clientes.
  • Planejamento e Objetivos: definição e monitoramento de indicadores de desempenho, e existência de planos de ação com prazos definidos.
  • Gestão Financeira: controle de fluxo de caixa e monitoramento de despesas, além de controle de impostos e inadimplência. As perguntas também avaliarão como a empresa tem feito a definição de preços e análise de investimentos.
  • Gestão de Processos: melhoria contínua de produtos, serviços e processos.
  • Gestão de Pessoas: contratação, treinamento, avaliação de desempenho, promoção do bem-estar e satisfação dos colaboradores.
  • Relatório e Avaliação: registro e monitoramento de resultados e feedbacks de clientes.
  • Inovação e Melhoria: identificação de oportunidades de inovação e apoio à experimentação de novas ideias.
  • Responsabilidade Social e Ambiental: conhecimento e tratamento de impactos negativos ao meio ambiente e comprometimento com a comunidade através de ações sociais.
  • Conformidade Legal: conhecimento das exigências legais e trabalhistas.
  • Delegação e Gestão de Crises: avaliação de problemas recorrentes e potenciais.

Avaliação Técnica
.

Após o preenchimento online, as empresas inscritas recebem a visita de um consultor do CNPQ, que realiza uma auditoria presencial para verificar as informações declaradas no questionário. Esse processo de validação é essencial para garantir a transparência e credibilidade da premiação. Com base nessa análise, o consultor determina os vencedores de cada categoria.

.

Os critérios para avaliar os candidatos são:

• Inovação;
  • Responsabilidade Social;
  • Impacto Positivo.
    .

Além de premiar as melhores práticas de gestão, o Prêmio Mérito Empresarial oferece às empresas uma oportunidade única de crescimento e aprimoramento, já que o processo de autoavaliação permite uma visão clara dos aspectos que podem ser otimizados. Para os empresários, é uma chance de fortalecer a gestão e, ao mesmo tempo, ganhar visibilidade no cenário empresarial local.

Serviço: Prêmio Mérito

Data do jantar: 14 de dezembro