Notícia

banner-news

Entidades esperam por reabertura do comércio na próxima semana

Em coletiva de imprensa, Acig e CDL repassam o que foi decidido em reunião com o Prefeito de Guarapuava

 

Durante a tarde desta terça-feira (1º), a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig), junto da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Guarapuava (CDL), se reuniu com a imprensa local para explicar sobre a reunião com o Prefeito de Guarapuava, Celso Góes, na manhã do mesmo dia.

 

Para todos os representantes presentes, a expectativa é que o comércio retorne o seu atendimento na próxima semana, a partir do sistema de bandeiras que será implantado no município. “Uma matriz de risco está sendo elaborada com as bandeiras para que os comerciantes não sejam pegos desprevenidos quando ocorrer qualquer mudança das cores. Assim, esperamos que o comércio volte a trabalhar o quanto antes”, comentou a presidente da Acig, Elaine Scartezini Meirelles.

 

De acordo com o vice-presidente da entidade, Claudinei Pereira, não foi possível uma flexibilização dos últimos decretos, 8.725/2021 e 8.729/2021, motivo pelo qual os representantes se reuniram na Prefeitura de Guarapuava pela manhã. As medidas restritivas penalizam os empresários por mais 5 dias, após 14 dias seguidos com as portas fechadas. “Nós, como Associação Comercial e como CDL, gostaríamos que fosse hoje, pressionamos [a Prefeitura] para que fosse hoje, mas infelizmente com os números e com o caos que está o sistema de saúde não foi possível”, destacou Pereira.

 

De acordo com o que foi decidido durante reunião, a Acig ficou responsável de mandar um ofício ao governo para que mais 10 Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) e 20 leitos de enfermaria sejam liberados para o município. Além disto, a entidade reforçou a urgência para que mais testagens sejam realizadas em Guarapuava.

 

“Tenho certeza que, se todos contribuírem e conforme os números apresentados na próxima segunda, nós estaremos em uma bandeira que permita que o comércio consiga abrir de uma maneira mais tranquila”, finalizou o vice-presidente da Acig.

 

Confira a live completa aqui