Notícia

banner-news

Empresas de Guarapuava são convidadas a integrar o Junho Verde com ações sustentáveis

Campanha promovida pela Prefeitura e pela SEMAG destaca o papel das instituições na construção de um futuro mais sustentável

.

Em sintonia com o movimento nacional de conscientização ambiental, a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAG), convida empresas, instituições públicas e privadas, ONGs, universidades, escolas e movimentos sociais a integrarem a programação oficial do Junho Verde 2025. Este ano, a campanha tem como tema “Desafios Ambientais: de Perspectivas à Ações”, estimulando a transformação de ideias em iniciativas práticas em prol da sustentabilidade.

.

A Campanha Junho Verde foi instituída pelo Governo Federal por meio da Lei nº 14.393, de 4 de julho de 2022, e tem como objetivo divulgar a importância da conservação dos ecossistemas naturais, do controle da poluição e da proteção dos recursos naturais, visando o bem-estar das gerações presentes e futuras. A campanha segue o conceito de Ecologia Integral, que compreende não apenas a dimensão ambiental, mas também os aspectos humanos e sociais dos desafios ecológicos.

.

Em Guarapuava, a campanha será coordenada pela Comissão Organizadora da SEMAG, que atuará em parceria com outras secretarias municipais, órgãos públicos, universidades, empresas e a comunidade em geral. Além das ações promovidas diretamente pela secretaria, outras iniciativas também poderão ser incluídas no calendário oficial da campanha.

.

Empresas podem protagonizar boas práticas ambientais

.
As inscrições para compor a agenda oficial do Junho Verde começaram nesta segunda-feira (19) e seguem até sexta-feira (23) de maio. As propostas serão analisadas por uma comissão avaliadora e podem envolver atividades diversas, como oficinas, mutirões, palestras, campanhas educativas, projetos de reciclagem, combate às mudanças climáticas, uso consciente da água e preservação dos biomas.

.

Qualquer órgão, empreendimento, entidade ou cidadão pode submeter ações, desde que elas tenham foco ambiental, sejam realizadas ao longo do mês de junho e envolvam diretamente a comunidade de Guarapuava — ainda que voltadas a públicos específicos.

.

Para as empresas, esta é uma oportunidade estratégica de mostrar seu compromisso com a sustentabilidade, fortalecer sua imagem institucional e contribuir ativamente para a preservação ambiental. A inclusão no calendário oficial garante visibilidade pública e reforça o papel do setor produtivo na construção de um futuro mais verde.

.

Como participar?

.
As instituições interessadas devem enviar suas propostas até o dia 23 de maio, por meio do formulário disponível no link abaixo. A divulgação das ações no calendário oficial ampliará o alcance das iniciativas e fortalecerá a rede local de conscientização e engajamento ambiental.

.
Acesse o link aqui.