Empresários têm acesso a qualificação para os colaboradores
Programa SIPRO Paraná auxilia na mão de obra qualificada na cidade
.Empresários de Guarapuava ganham um valioso reforço em sua busca por profissionais altamente qualificados graças ao Projeto Sistema de Intermediação Profissional (SIPRO). Desenvolvido pela Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda do Estado do Paraná, o SIPRO representa mais uma alternativa para os empresários locais que buscam profissionais qualificados para suas empresas.
,Este projeto, conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que reforça o compromisso de fortalecer o mercado de trabalho da região. A sede do SIPRO está localizada no edifício Nossa Senhora do Belém, na Rua Xv de Novembro.
.
O SIPRO é um projeto que visa o mapeamento das necessidades de qualificação junto às empresas instaladas no estado do Paraná. Atualmente, o SIPRO apoia políticas de qualificação profissional e a intermediação de mão de obra promovida pelos governos federal, estadual e municipais. O objetivo é dar suporte às empresas, aos estudantes, às instituições de ensino e aos gestores responsáveis pela formulação de políticas públicas.
.Empresas registradas na SIPRO têm o privilégio de adicionar os cursos que precisam para capacitar os futuros funcionários que desejam contratar. Além disso, essas empresas podem monitorar o progresso do processo de aprovação dos cursos e o agendamento das turmas.
.
Para fortalecer suas equipes, os empresários devem solicitar os cursos de qualificação específicos, uma vez que são as empresas que não apenas recrutam os profissionais, mas também representam a principal origem da demanda por mão de obra qualificada.
.De acordo com o Chefe do Núcleo da Secretaria do Trabalho e Renda, Rodrigo Borges de Lis, os empresários que utilizarem a plataforma estão garantindo que os profissionais possam se capacitar.
.É um trabalho em conjunto da Secretaria do Trabalho e os empresários para que Guarapuava possua uma mão de obra qualificada. No entanto, para que isso aconteça, é necessário que os empresários entrem na plataforma, realizem o cadastro e nos indiquem exatamente o que precisam, disse Rodrigo.
Para a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Janaina Naumann, o projeto é voltado para a profissionalização dos guarapuavanos, se tornando um passo fundamental para oferecer mais oportunidades às pessoas que estão em busca de trabalho e àquelas que desejam adquirir mais experiência.
A grande demanda que nós temos hoje na nossa cidade é a qualificação da nossa mão de obra. Temos muitas vagas de emprego disponíveis e, às vezes, o trabalhador que está em busca de emprego não está preparado para ocupar essas vagas. Com o SIPRO, o empresário entra no link, cadastra qual é a sua demanda e nós vamos qualificar as pessoas para que atendam às necessidades das empresas, complementou a secretária.
.
Empresários interessados em integrar o programa têm duas opções disponíveis. Eles podem visitar pessoalmente a sede do SIPRO ou acessar o link fornecido para registrar suas demandas e necessidades relacionadas à mão de obra qualificada na cidade.
. Saiba mais sobre o SIPRO clicando no link abaixo: [embed]https://www.youtube.com/watch?si=fSPSon78G-rFElrh&v=Lu12O4gP8-A&feature=youtu.be[/embed]