Empresários e consumidores precisam ter atenção ao realizar transações financeiras pela internet
Que a internet possibilita muitas facilidades tanto para o empresário quanto para o consumidor ninguém discute. Especialmente quando se fala em pagamentos e transações bancárias, que hoje podem ser feitos com um simples clique. Entretanto, ao optar por este tipo de serviço, alguns cuidados devem ser tomados, já que vem crescendo o número de golpes aplicados a usuários.
A Base Centralizadora Faciap de Proteção ao Crédito vem alertando a população para se proteger contra o golpe do boleto. A ação criminosa instala no computador, através de mensagens recebidas por email com assuntos como cobranças ou compartilhamento de fotos, um vírus que intercepta o código digitado, inutilizando-o e, normalmente, revertendo o montante para a conta bancária do fraudador. A Polícia Federal e o FBI estão investigando este tipo de ação, mas estima-se que o prejuízo já chega a R$ 8,6 bilhões.
Para evitar dores de cabeça, é necessário que os usuários atualizem periodicamente o sistema antivírus de seus computadores, mantenham um firewall pessoal habilitado e também atualizem com frequência os sistemas operacionais e os aplicativos utilizados no equipamento. Além disso, antes de confirmar qualquer transação, é importante conferir todos os dados.
As vítimas do golpe devem entrar em contato com a polícia civil pelo 3623-3546, registrando boletim de ocorrência e avisar imediatamente a instituição bancária para tentar rever o pagamento.