Em solenidade com 500 convidados, Agrária inaugura três grandes obras

Fonte: Assessoria Cooperativa Agrária

Com a presença de 500 pessoas, entre cooperados, colaboradores, clientes, parceiros, imprensa e autoridades nacionais, estaduais e municipais, a Cooperativa Agrária realizou na sexta-feira, 7 de outubro, solenidade de inauguração conjunta de três grandes obras. Os investimentos totalizaram R$ 800 milhões, conforme alinhamento com planejamento estratégico traçado para o período de 2013 a 2018.

Na presença de autoridades, como o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, o governador do Paraná, Beto Richa, o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, a solenidade teve como pontos altos a apresentação de um vídeo produzido para expor todos os detalhes dos investimentos e o descerramento de placa de três grandes obras: a ampliação da maltaria, a indústria de milho e o maior silo graneleiro do Brasil.

Com o incremento da capacidade produtiva anual de 220.000 para 350.000 toneladas, a Agrária Malte solidificou-se como maior planta malteira do país e a 11ª maior do mundo. Atualmente, a indústria detém 25% do mercado brasileiro de malte.

Já a indústria de milho, que sediará a cerimônia, passa a agregar valor aos cerca de 306.000 toneladas de um dos mais importantes grãos produzidos pelo cooperado da Agrária, inclusive com produtividades médias próximas a 12.000 kg/ha, muito acima da média nacional. A planta produzirá anualmente 180.000 toneladas de grits, flakes, creme, fubá e germe de milho, destinados ao mercado alimentício.

Enquanto que o silo graneleiro, localizado estrategicamente às margens da BR-277, conta com capacidade estática de 277.000 toneladas, a maior do país, segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Com isso, a Agrária salta para uma capacidade de armazenagem total de 1,2 milhão de toneladas.

“Em 1951, os nossos pioneiros trouxeram o cooperativismo junto ao Brasil. Estamos comemorando os 65 anos de existência da Agrária e da colonização de Entre Rios. E é uma satisfação muito grande poder contar com essa inauguração, que conta com um quarta advindo de recursos próprios da Cooperativa, durante as celebrações da Festa da Cevada 2016”, destacou o diretor presidente da Agrária, Jorge Karl.

Autoridades destacam investimentos

Compuseram a mesa da cerimônia, além do ministro, do governador, do prefeito e do presidente da Agrária, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, o presidente da Frencoop (Frente Parlamentar do Cooperativismo) e deputado federal, Osmar Serraglio, o presidente da Embrapa, Mauricio Lopes, o deputado federal, Sergio Souza, a deputada estadual, Cristina Silvestri e o presidente da empresa Santa Maria Papel e Celulose, Marcelo Vieira.

Em seus pronunciamentos, as autoridades parabenizaram a Agrária pelos investimentos. “A Agrária é um orgulho de todo guarapuavano. A Cooperativa está de parabéns por todos os investimentos realizados. Viva a Agrária, viva Guarapuava, viva o Brasil que dá certo”, destacou o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.

O governador Beto Richa destacou os investimentos realizados em parceria com o Programa Paraná Competitivo. “Estou aqui para cumprimentar a Agrária, que caminha na contramão da crise. São números impressionantes atingidos aos longos dos 65 anos de existência”, frisou.

O ministro Blairo Maggi reforçou sua origem paranaense, convocou os agricultores a “olhar fora da caixa” para que todo o potencial agrícola brasileiro seja efetivamente explorado. “Vim entregar um abraço do presidente da república Michel Temer à Agrária e todos os seus cooperados”.

O presidente da Agrária finalizou seu discurso enaltecendo o que considera um dos maiores tesouros da cooperativa: o capital humano. “Nosso investimento hoje é físico, mas o maior investimento da Cooperativa sempre será no ser humano, nos nossos 600 cooperados e nossos 1.500 colaboradores”, finalizou.