Eleições 2024: Prevenções Ambientais

Cartilha da Faciap alerta para a necessidade de medidas em relação ao meio ambiente

.

A pauta ambiental é de extrema importância, não apenas por se tratar de um tema recente e atual, mas por também afetar diretamente o empreendedorismo e a vida dos empresários no geral. Em um momento tão delicado quanto as eleições, é necessário que os candidatos se responsabilizem em tomar iniciativas de prevenções ambientais, buscando em suas propostas, abarcar esse tema tão relevante.

.

Pensando nisso, a temática foi uma das escolhidas pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP) e pela Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), para se aprofundar dentro da cartilha criada pela federação sobre as orientações eleitorais. O documento, que visa auxiliar os empresários durante o período eleitoral, destaca que o crescimento econômico e a preservação ambiental devem caminhar juntos.

Empreendedorismo Sustentável

.

Um estudo de 2019 da Union + Webster, agência norte-americana de pesquisas, revelou que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. Já 70% dos participantes não se importariam em pagar mais por isso. Esses dados evidenciam a preocupação do consumidor em relação à necessidade de medidas que reduzam efeitos negativos no meio ambiente.

.

Para isso, é necessário que não apenas os empresários tomem atitudes, mas que os candidatos municipais apresentem em suas campanhas comprometimento com a pauta, levantando soluções para o município em relação a esse tópico, além de desenvolver incentivos que auxiliem as empresas na busca da sustentabilidade. Dentre algumas ações específicas que podem ser tomadas, destacam-se:

.

• Incentivos para Práticas Sustentáveis: Propor políticas públicas que ofereçam incentivos fiscais e financeiros para empresas que adotam práticas sustentáveis. Isso poderia incluir redução de impostos para empresas que implementam programas de reciclagem, usam energia renovável ou reduzem suas emissões de carbono.
  • Implementação de Tecnologias Verdes: Incentivar a adoção de tecnologias que minimizam o impacto ambiental, como energias renováveis, sistemas de eficiência energética e processos produtivos menos poluentes. Isso pode incluir parcerias com universidades e institutos de pesquisa para o desenvolvimento e aplicação dessas tecnologias.
  • Certificações e Selo Verde: Criar ou aderir a programas de certificação ambiental que reconheçam empresas que seguem práticas sustentáveis. Essas certificações podem aumentar a competitividade e atratividade dessas empresas junto aos consumidores.
  • Responsabilidade Social Corporativa: Estimular que as empresas incluam a sustentabilidade em suas políticas de responsabilidade social corporativa (RSC), integrando ações voltadas à preservação ambiental nas suas operações diárias e em projetos comunitários.

.

Essas são algumas medidas que podem ajudar a alinhar o crescimento econômico com a preservação ambiental, promovendo um empreendedorismo sustentável que atende tanto às necessidades do presente quanto às das futuras gerações. É necessário que os candidatos incluam soluções e propostas como estas em suas campanhas, para que, além de auxiliar a comunidade guarapuavana como um todo, promovam também o desenvolvimento sustentável do empreendedorismo na região.

.

Esta é a quinta reportagem da nossa série eleitoral, que está sendo publicada semanalmente, com temas abordados na cartilha eleitoral da ACIG e Faciap. Fique atento às propostas dos seus candidatos e vote certo, vote consciente.