Eleições 2024: Confira dicas para votar com tranquilidade neste domingo

As urnas estarão abertas das 8h às 17h, com cinco novos locais de votação

.

As eleições municipais são fundamentais para a democracia, pois impactam diretamente a vida cotidiana dos cidadãos. São elas que definem os líderes locais responsáveis por administrar as cidades, e através do poder de escolha dos eleitores, é possível definir o futura dos municípios. Com as votações marcadas para ocorrer neste domingo (06), é fundamental que os eleitores estejam bem informados para fazer escolhas conscientes e de forma tranquila.

.

Segundo dados divulgados pela Justiça Eleitoral, Guarapuava conta em 2024, com mais de 134 mil eleitores, e para ajudar esses eleitores a exercer seu direito de forma tranquila e consciente, a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG) reuniu algumas dicas essenciais para o dia da votação.

.

Escolha seu candidato ou candidata com antecedência

.

Antes de ir às urnas, é essencial definir seu voto para as eleições de 2024. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oferece o sistema DivulgaCandContas (https://divulgacandcontas.tse.jus.br/), uma ferramenta para consultar o perfil dos candidatos, acompanhar o processo de registro de candidatura e verificar a prestação de contas de cada um.

.

Use uma “colinha” para facilitar a votação

.

Para facilitar o processo de votação, anote os números de seus candidatos em um papel, pois o uso de celulares na cabine de votação é proibido. Lembre-se de que o primeiro voto será para vereador (com cinco dígitos) e o segundo para prefeito (com dois dígitos).

Verifique o Local de Votação

.
Com a reorganização dos locais de votação em algumas regiões, é importante verificar antecipadamente onde você deve votar. Isso pode ser feito através do site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) ou pelo aplicativo e-Título. Lembre-se de que imprevistos podem acontecer e verificar essa informação com antecedência ajuda a evitar contratempos no dia da eleição.

.

As eleições deste ano em Guarapuava terão cinco novos locais de votação. As seções 83, 84, 290, 314 e 328, que antes funcionavam no campus Santa Cruz (Unicentro), agora estão no Centro Universitário Campo Real. Já as seções 302, 309, 324, 330, 340, 344, 350 e 359, que anteriormente operavam no CAIC, foram transferidas para o Colégio Estadual Professor Pedro Carli.

.

Ainda de acordo com a 43ª Zona Eleitoral, as seções 112, 113 e 182, anteriormente localizadas no Colégio Estadual Professor Amarílio, foram transferidas para o Colégio Sesi. Outras mudanças incluem as seções 216, 322 e 351, que funcionavam na Escola Municipal Gabriel Hugo Rios e agora estarão no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) João Maria Agostinho. Por fim, as seções 248, 249, 250 e 251, antes no Colégio Tupy Pinheiro, passam a operar no CMEI Santa Terezinha.

Leve Documentos Necessários

.
Embora o título de eleitor não seja obrigatório no dia da eleição, é imprescindível que o eleitor leve um documento oficial com foto, como o RG, carteira de motorista ou passaporte. O aplicativo e-Título também serve como documento de identificação digital, desde que a versão atualizada contenha foto.

Planeje Seu Horário

.

As urnas estarão abertas das 8h às 17h. Evitar aglomerações e escolher horários mais tranquilos são medidas recomendadas, para que todos possam cumprir seu papel eleitoral com tranquilidade.

Respeite as Regras de Votação

.

Durante o dia da eleição, é permitido manifestar silenciosamente sua preferência por candidatos usando, por exemplo, camisas, adesivos e broches. No entanto, qualquer tipo de aglomeração ou propaganda como comícios ou carreatas, é crime conforme a Resolução TSE nº 23.610/2019. O uso de celulares dentro da cabine de votação também é proibido, então deixe-o guardado ao realizar o seu voto.

Fique atento ao e-Título

O prazo para baixar ou atualizar o e-Título para uso no primeiro turno das eleições de 2024 termina neste sábado (5). O aplicativo, oferecido pela Justiça Eleitoral, é uma versão digital do título de eleitor que facilita o acesso a informações importantes, como o local de votação, e pode ser utilizado como documento oficial no dia da eleição, desde que esteja atualizado e contenha foto.

.

O exercício do voto é um dos principais direitos e deveres do cidadão. Em Guarapuava, assim como em todo o Brasil, a participação nas eleições municipais é uma oportunidade de moldar o futuro da cidade. Informar-se, planejar-se e agir com consciência cívica são passos essenciais para garantir que o processo eleitoral ocorra de maneira justa e representativa. Participe, vote com responsabilidade e ajude a construir uma Guarapuava melhor!