Eleições 2024: A importância da Segurança Pública nas propostas eleitorais

Cartilha da Faciap debate sobre a relevância da Segurança Pública nas propostas dos candidatos

.

A segurança pública é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento social e econômico de qualquer município. Pensando nisso, o tema foi um dos escolhidos pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP) e pela Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), para se aprofundar dentro da cartilha criada pela federação sobre as orientações eleitorais.

.

Dentre os diversos papéis que o cargo político de prefeito precisa exercer, destaca-se o dever crucial com a garantia da segurança pública e apoio ao setor empresarial. Nas campanhas políticas, é importante a presença de medidas relacionadas a prevenção e a cooperação entre as autoridades e a comunidade, para criar um ambiente seguro e propício ao desenvolvimento econômico.

.

O que é a segurança pública?

.

A segurança pública pode ser descrita como uma série de medidas que buscam assegurar às pessoas o seu direito de estarem livres do perigo, de danos e de eventuais riscos à vida, e até mesmo riscos aos patrimônios. Esse conjunto de medidas se inicia pela prevenção, buscando a proteção dos direitos individuais e assegurando o pleno exercício da cidadania.

Ações recomendadas

.

Muitas medidas podem ser tomadas e discutidas nas campanhas eleitorais em prol da segurança pública, são elas:

.

• Reforço Policial: Aumentar a cobertura policial nas áreas comerciais e pontos críticos, garantindo o combate de ações criminosas;
  • Monitoramento por Câmeras: Implementar ou ampliar o sistema de videomonitoramento nas ruas e áreas comerciais, permitindo uma resposta mais rápida e eficiente das forças de segurança;
  • Parcerias com a Iniciativa Privada: Estabelecer parcerias com empresas de segurança privada para aumentar a vigilância e proteção dos estabelecimentos comerciais;
  • Campanhas de Conscientização: Promover campanhas educativas sobre medidas de segurança e incentivar a colaboração da comunidade com as autoridades policiais;
  • Investimento em tecnologia: Utilizar tecnologias avançadas, como drones e softwares de reconhecimento facial, para monitorar atividades suspeitas e localizar criminosos com mais agilidade.

.

Esta é a primeira reportagem da série que será publicada com temas abordados na cartilha eleitoral da ACIG e Faciap. Fique atento às propostas dos seus candidatos e vote certo, vote consciente.