Dia dos avós pode movimentar o comércio

Idosos são responsáveis por 20% do consumo nacional

.

Nesta sexta-feira, dia 26 de julho, é celebrado o dia dos avós. A data, que homenageia e agradeça o carinho dos avós com seus netos, foi escolhida por ser dia de Santa Ana e São Joaquim, respectivamente mãe e pai de Maria e, portanto, avós de Jesus Cristo, segundo a tradição católica. Apesar de ainda não ser uma data expressiva no calendário dos consumidores, a comemoração tem grande potencial para impulsionar o varejo guarapuavano.

Perfil consumidor dos avós

.

A “economia prateada”, também conhecida como economia da terceira idade, é um segmento focado nas necessidades, desejos e atividades econômicas da população mais velha. Ela cobre produtos, serviços e indústrias que atendem às necessidades específicas desse grupo que está em crescimento por conta do envelhecimento da população.

.

Segundo dados do World Data Lab, a economia prateada já movimenta 15 trilhões de dólares por ano, tornando-se a terceira maior atividade econômica do mundo. Além disso, segundo o Sebrae, as pessoas com mais de 60 anos já são responsáveis por 20% do consumo nacional.

Estratégias para aproveitar ao máximo o Dia dos Avós

.

• Campanhas nostálgicas: As campanhas nostálgicas atraem os avós e também os filhos e netos que desejam presenteá-los. Mostrar produtos que tenham um valor sentimental ou que lembrem momentos especiais pode incentivar a compra.
  • Descontos exclusivos: Oferecer descontos especiais em produtos populares entre os avós, como roupas, perfumes, calçados e flores pode ser um diferencial para impulsionar as vendas e alcançar clientes. Além disso, campanhas promocionais com descontos exclusivos para os avós, pode se tornar um atrativo, demonstrando o respeito e consideração que a empresa nutre por esses consumidores.
  • Compras personalizadas: Treinar a equipe para entender as necessidades dos avós e oferecer recomendações adequadas é uma prática que pode fazer toda a diferença.

.

Apesar do Dia dos Avós ainda não possuir tanto destaque como outros feriados, a data tem um grande potencial de crescimento. Se for bem utilizada, pode ajudar a aumentar as vendas e a clientela das empresas guarapuavanas.