Dia do Comerciante é comemorado nesta quarta-feira
Data homenageia profissionais do comércio desde 1953
.
Nesta terça-feira (16), comemora-se o Dia Nacional do Comerciante. A data é celebrada desde 1953, e homenageia o setor que exerce papel fundamental no desenvolvimento do crescimento econômico. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de comércio representa cerca de 23% do PIB do Brasil, empregando milhões de pessoas em diferentes segmentos, desde pequenos empreendedores até grandes redes varejistas.
.
Os empreendedores são responsáveis pela distribuição de produtos e serviços, eles garantem que as necessidades da população sejam atendidas, movimentando a economia local e nacional. Os comerciantes não só oferecem produtos e serviços, mas também criam empregos e promovem a inovação.
.
O comerciante é aquele que se reinventa todos os dias, aquele que participa do desenvolvimento da nossa cidade. Em cada esquina, em cada loja, vemos o espírito empreendedor desses comerciantes que, com muito esforço e inovação, fazem nossa cidade prosperar e evoluir constantemente, conta Claudinei Pereira, Presidente da ACIG.
.
Somente em Guarapuava, o comércio conta com mais de 4.500 empresas varejistas, segundo o Econodata. Esses estabelecimentos comerciais refletem a importância do setor para a economia local. A participação ativa desses comerciantes não só fortalece o desenvolvimento econômico guarapuavano, como também gera empregos, fomenta o empreendedorismo e contribui para a melhoria da qualidade de vida na região.
.
História da data
.
A data foi instituída pela Lei nº 2.048, sancionada em 26 de outubro de 1953, em homenagem ao nascimento de José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu. José da Silva Lisboa, nascido em 16 de julho de 1756, foi uma figura de grande importância na história econômica do Brasil, sendo um dos principais incentivadores do comércio e da abertura dos portos brasileiros à outras nações.
.