DEA: uma porta de entrada para o mercado de trabalho

O Departamento de Estágios da ACIG é a ponte entre estudantes e empresas.

.

O estágio é um passo muito importante para quem está em busca de uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho. Isso tanto para estudantes de ensino médio quanto para universitários, pois por meio do estágio eles conseguem colocar em prática o que  aprenderam em sala de aula.

.

O Departamento de Estágios da ACIG (DEA) é mais um dos serviços oferecidos pela casa do empresário de Guarapuava para as empresas associadas, pessoa física e profissional liberal. Ele garante a facilidade de encontrar o estagiário ideal para fazer parte do seu time. Estudantes a partir dos 16 anos podem ser contratados como estagiários e não há idade limite para fazer estágio, desde que cumpra os requisitos de escolaridade e demais itens da Lei do Estágio.

.

O serviço garante às empresas um custo mais baixo para fazer o recrutamento, isenção de encargos sociais e ausência de vínculo empregatício, facilitando o momento da contratação.

.

A estudante de Publicidade e Propaganda, Gabriela Druczkowski, de 19 anos, é a prova de que o estágio é uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Ela fez contato com o Departamento de Estágios da ACIG, passou pelo processo seletivo, começou a estagiar na área e apenas sete meses depois será efetivada. "Eu me sinto realizada, acho que o medo de todo universitário é não encontrar um estágio ou emprego na sua área e eu já ter conseguido isso já é um passo muito importante pra minha carreira profissional", afirma.

.

A SW Solar empresa que a Gabriela trabalha está em Guarapuava há nove meses, é uma microempresa do ramo de instalação e manutenção de sistemas centrais de ar condicionado, ventilação e refrigeração. Além de ser responsável pelas instalações de sistema de prevenção contra incêndio. A empresa é associada da ACIG desde o seu primeiro mês.

DEA

Atualmente são aproximadamente mais de 700 empresas cadastradas, o departamento conta com 188 estudantes estagiando e dez vagas para serem preenchidas.

.

Segundo a Alana Fernandes, responsável pelo DEA, a maior dificuldade de encontrar o estagiário para determinada empresa é a falta de atualização do cadastro. "É através do cadastro que as buscas são feitas, portanto, quanto mais detalhado e atualizado estiver, mais facilmente nós poderemos encaminhar ao empresário. As informações sobre idade, escolaridade e o período da faculdade é muito importante no momento da seleção. São informações que mudam com frequência, dessa forma a atualização é fundamental no processo para garantir a oportunidade", explica.

.

O cadastro pode ser realizado pelo site do DEA ou pessoalmente de segunda a sexta, das 8h às 18h, na sede da entidade. O endereço é rua XV de Novembro, 8040 - Centro.