CPET realiza simulação de acidente próximo ao CEDETEG

Na manhã desta terça-feira (30) o CPET (Conselho Permanente de Educação para o Trânsito de Guarapuava) promoveu uma nova ação educativa em Guarapuava. A simulação de um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta que furou a preferencial aconteceu na esquina do Campus CEDETEG da UNICENTRO e movimentou colaboradores, estudantes e vizinhos da instituição.

Para a Vice-Diretora do Campus, professora Adriana Knob, este tipo de atividade é importante para conscientizar o público universitário. “Quando fomos convidados para participar atendemos prontamente, pois sabemos que nossos alunos estão mais vulneráveis a associar álcool e direção. Este tipo de ação de conscientização é muito pertinente”, afirmou.

O comerciante Valdir José de Deus trabalha a poucos metros do local onde a simulação foi realizada e enxergou a atividade como uma maneira de mostrar aos condutores de carros e motocicletas os perigos das altas velocidades. “Esta conscientização é muito boa porque hoje a maioria das pessoas que morrem em acidentes de trânsito é jovem. Aqui, neste trecho mesmo, que é curto, muitas vezes os motoristas saem rápido”, disse.

Estudante do primeiro ano do curso de Enfermagem da Universidade, Sara Rezende de Medeiros foi uma das participantes da simulação. Em sua opinião, o principal problema no trânsito é a falta de responsabilidade dos condutores. “Principalmente na área do meu curso temos que prezar muito pela saúde e pela vida das pessoas. O pessoal mais jovem não tem essa consciência, de sair com os amigos e ao invés de usar seu carro pegar um táxi, por exemplo. O que precisamos entender é que quando você é imprudente no trânsito acaba arriscando a vida de outras pessoas”, comentou.

Sobre o CPET

O CPET é coordenado pelo CONCEJUG (Conselho de Cidadania, Ética e Justiça de Guarapuava) e conta com a participação de representantes da ACIG, COMUTRA, CONCEJUG, Corpo de Bombeiros, DETRAN, Polícia Militar, PROET, Rotary, RPC e SETRAN.