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COVID-19 – Como fica a situação de distribuição de água e energia?

A Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava) entrou em contato com a Energisa e a Sanepar para solicitar informações de como as empresas irão proceder neste momento de pandemia em casos de inadimplência. Recebemos os seguintes retornos:

 

ENERGISA

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 24/03, um conjunto de medidas para garantir a continuidade do serviço de distribuição de energia elétrica, protegendo consumidores e colaboradores das concessionárias em meio ao cenário de pandemia do novo coronavírus. Vamos analisar todas as medidas e estudar a melhor forma de implementá-las. Confira algumas das principais medidas:

 

FORNECIMENTO: Vedar temporariamente a suspensão do fornecimento por inadimplência de consumidores residenciais, rurais e urbanos e de serviços essenciais;

 

ATENDIMENTO: Permitir que as distribuidoras suspendam atendimento presencial e intensifiquem recursos automáticos no SAC;

 

LEITURA DO CONSUMO E FATURA: Permitir a substituição da fatura mensal impressa por faturas eletrônicas ou código de barras;

 

ATENDIMENTO: Priorizar, nos atendimentos telefônicos, solicitações de urgência e emergência;

 

OUTROS SERVIÇOS: Suspender prazos para solicitar ressarcimentos por danos em equipamentos;

 

LEITURA DO CONSUMO E FATURA: Permitir que as leituras sejam feitas em intervalos diferentes ou substituídas por autoleitura ou consumo médio dos últimos 12 meses;

 

ATENDIMENTO: Priorizar restabelecimento de serviços e pedidos de ligação para locais de tratamento hospitalar da população;

 

OUTROS SERVIÇOS: Manter apenas os desligamentos programados estritamente necessários;

 

OUTROS SERVIÇOS: Elaborar plano de contingência específico para atendimento de unidades médicas e hospitalares;

 

Lembramos que estamos prontos para atender nossos clientes nos canais: site, aplicativo Energisa On, Whatsapp da Gisa (18) 99120-3365 e 0800 70 10 326.

 

SANEPAR

 

A situação de quarentena obrigou a empresa a tomar algumas medidas de prevenção. Uma delas é o fechamento por tempo indeterminado das Centrais de Atendimento ao Cliente. Todos os serviços que poderiam ser feitos apenas presencialmente agora devem ser solicitados por e-mail: guarapuava@sanepar.com.br

 

O cliente também pode ligar para 0800-200-0115 (ligação gratuita, 24 horas por dia). Especificamente sobre parcelamento de contas e situações de inadimplência o cliente deve enviar mensagem para guarapuava@sanepar.com.br e aguardar retorno, pois nessa situação cada caso é avaliado individualmente.

 

A lista com endereço de e-mail para o qual o cliente deve escrever está no nosso site, de acordo com o município.