Contratações de fim de ano devem abrir 118 mil vagas em todo o país
Pesquisa da CNDL e SPC Brasil aponta que um terço das empresas brasileiras pretende reforçar equipes para o Natal e festas de fim de ano
.
Com o final de ano e as datas festivas cada vez mais próximas, as empresas já começam a se movimentar para novas contratações. Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela a intenção de abertura de 118 mil vagas em todo o país, entre temporárias, efetivas, informais e terceirizadas.
.
Segundo o levantamento, um terço das empresas (33%) já contratou ou pretende contratar para o período, sendo que 20% desse grupo ainda não iniciou o processo, mas têm a intenção de fazê-lo nas próximas semanas. A maioria, 59%, não deve contratar, especialmente microempresas com até quatro funcionários.
.
Isso significa que a maior parte das oportunidades tende a se concentrar em negócios de médio e grande porte, que possuem maior demanda de clientes e capacidade de expansão temporária de equipe.
.
Natal puxa as vendas e impulsiona contratações
O Natal é a principal data comemorativa do comércio. As festas natalinas movimentam diversos setores, do alimentício ao de decoração, além das lojas que oferecem possíveis presentes de natal. De acordo com a pesquisa, 47% dos empresários afirmam que precisam reforçar as equipes para dar conta do aumento no fluxo de clientes, típico da época.
.
A maior parte dos empreendedores, 65%, pretende manter o quadro atual de funcionários, enquanto 23% planejam aumentar a equipe para o último trimestre. Apenas 3% indicam uma possível redução.
.
As vagas temporárias são as mais comuns nesse período, com predominância em áreas como vendas, estoque, atendimento ao cliente e logística, funções que exigem agilidade para suprir a alta demanda.
.
Para os empresários de Guarapuava e região, a ACIG reforça a importância do planejamento antecipado para aproveitar ao máximo as oportunidades de fim de ano.





