Conheça 8 dicas que vão fazer a diferença na hora de manter a sua empresa limpa

Reunimos informações que podem tornar o seu ambiente de trabalho ainda melhor.

.

A faxina é uma tarefa muito importante, ainda mais em tempos em que é preciso ficar atento aos cuidados com a higiene. Sendo uma atividade pesada e cansativa, truques e sugestões para tornar esse momento mais fácil e eficaz são sempre bem-vindos. Dentro das empresas, essa função é feita por uma ou mais pessoas. Mas dependendo do tamanho, número de colaboradores e pessoas que circulam neste ambiente, manter tudo limpo e organizado é um baita desafio.

.

Para poder contribuir e facilitar essa rotina, reunimos informações que podem fazer a diferença no dia a dia. Conversamos com as colaboradoras responsáveis pelos serviços gerais dentro da ACIG. Amanda Edvach e Marilete Schnaider compartilharam dicas que já foram testadas dentro da entidade e que dão resultado.

Vidros

Marilete: Para deixar os vidros limpos e aumentar o intervalo entre uma limpeza e outra tem uma misturinha que é econômica e eficiente. Bastar colocar em uma garrafa ou borrifador, um litro de água, 20 ml de álcool e 20 ml de amaciante. Aplica o líquido no vidro e depois passa um pano para espalhar a mistura.

Cola na parede

Amanda: Muitas vezes é preciso colar um cartaz, papel ou recado em uma parede utilizando fita adesiva, só que o problema surge na hora de retirar, pois pode ficar cola grudada. Para resolver isso, é só usar uma esponja (com o lado da espuma) e umedecer com vinagre branco, na sequência, é só esfregar o local a ser limpo. Para finalizar, passe um pano úmido com água.

Bolor

Marilete: Pegue uma esponjinha (com o lado da espuma), umedeça com cloro ativo e passe na superfície embolorada. Depois, enxague com água e passe um pano úmido para limpar.

Piso emborrachado

Amanda: O piso emborrachado não exige que seja utilizado nenhum produto específico, a única forma de mantê-lo limpo é passando um pano úmido com água e detergente. Não é necessário secar, basta aguardar até que a água evapore.

Piso em dias frios

Marilete: Como Guarapuava é uma cidade fria, principalmente no inverno, a tarefa de limpar o piso pode ficar mais fácil. A dica aqui é para que ele seque rapidamente. Com temperaturas mais baixas, a água demora para evaporar. Por isso, a cada um litro de água use 20 ml de álcool. Ele vai garantir que o piso fique seco mais rápido.

Vaso sanitário

Amanda: O vaso sanitário às vezes acaba ficando amarelado por conta do acúmulo de resíduos. Para que ele fique sempre branquinho e limpo, basta usar uma colher de sopa de bicabornato de sódio e depois esfregar com a escova de limpeza.

Panos brancos

Marilete: Para que os panos possam ficar sempre limpos, a dica é muito fácil. Basta deixar os panos de molho por aproximadamente duas horas em um balde e acrescentar uma colher de sopa de sabão em pó e duas colheres de sopa de açúcar. Depois, esfregue bem e enxágue até sair todo sabão.

Graxa em tecido

Amanda: Quando algum tecido de roupa ou móvel fica manchado com graxa, a preocupação é como deixar limpo de novo. Uma alternativa é usar margarina, isso mesmo, aquela que normalmente vai muito bem no pãozinho durante o café da manhã. Só que aqui a tarefa dela é de conseguir remover a graxa. Para isso, aplique a margarina no local manchado, esfregue bem e para retirar o excesso passe um pano úmido com sabão. Agora, é só esperar secar.

.

Essas são algumas dicas que podem ser facilmente incorporadas na rotina de limpeza, seja do seu ambiente de trabalho ou em casa. São orientações que solucionam os problemas e evitam dores de cabeça.