Notícia

banner-news

Como as IAs têm transformado o mercado empresarial

Ferramentas de inteligência artificial otimizam processos e abrem novas oportunidades para empresas

.

O uso de ferramentas de inteligência artificial tem se expandido entre pequenas e médias empresas, e seus impactos estão no radar da ACIG como diferencial competitivo para seus associados. Uma pesquisa realizada pela HostGator Brasil ao final de 2024, que ouviu 894 empresários com sites próprios, revelou que 61,4% dessas empresas já utilizaram ao menos uma vez uma solução de IA, sendo que 46,9% adotam essas tecnologias de forma regular.

.
A pesquisa também investigou as expectativas dos empresários sobre os efeitos da inteligência artificial nos próximos cinco anos e revelou que 68,3% dos respondentes veem na IA um potencial decisivo para alavancar o crescimento e a competitividade de suas empresas. Outros 19,5% acreditam que a principal contribuição da tecnologia estará no aumento da eficiência operacional, ainda que sem um impacto tão expressivo diretamente no faturamento.

.
As IAs são empregadas principalmente para automatizar tarefas rotineiras, aprimorar processos internos e subsidiar decisões estratégicas com base na análise de grandes volumes de dados, pontos fundamentais para ganhar agilidade dentro dos negócios.

.
Alto índice de confiança

.
Quando questionados sobre o grau de confiança nas soluções de IA, 91,6% dos participantes declararam acreditar no potencial dessas ferramentas para aumentar a eficiência de seus negócios. Desse total, 46,2% afirmam estar “muito confiantes” e 45,4% “confiantes” nos resultados entregues pelas IAs.

.
Principais áreas de aplicação

.
Os ramos que concentram múltiplas funções e alto volume de demanda são os que mais recorrem à IA. O marketing digital lidera o ranking de uso e confiança, seguido de perto pelo atendimento ao cliente, setor em que chatbots e assistentes virtuais têm ganhado destaque na automação de respostas e no suporte quase que ininterrupto.

.
Marketing Digital (54,81%) – criação de conteúdos, imagens e vídeos
Atendimento ao cliente (33%) – chatbots e assistentes virtuais
Vendas (27,63%) – personalizar ofertas e automatizar interações
Operações e Logísticas (14,09%) – automação e otimização dos processos
Finanças (10,63%) – planejamento financeiro e controle de custos
Gestão de pessoas (7,49%) – recrutamento de análise de desempenho

.
Além disso, entre os participantes que ainda não utilizam ferramentas de inteligência artificial, 72,8% demonstraram acreditar fortemente no potencial dessas soluções para otimizar suas operações. Esse dado revela a necessidade de investir em capacitação e informação para alguns segmentos de PMEs.

.
Entenda as IAs

.
As soluções de inteligência artificial se manifestam hoje em cinco áreas distintas, cada uma voltada a diferentes necessidades e está sendo adaptada para o uso de cada ramo empresarial.

..
Texto: IAs especializadas na geração de conteúdo escrito, capazes de produzir comunicados, roteiros para vídeos e materiais de marketing.

.
Código: Ferramentas que otimizam programas completos, ajudando desenvolvedores a automatizar tarefas e acelerar projetos de software.

.
Imagem: Plataformas de IA que geram ilustrações, gráficos e imagens a partir de instruções textuais, atendendo às necessidades de design, publicidade e criação.

.
Áudio: Sistemas capazes de compor músicas, criar efeitos sonoros e até sintetizar locuções e vozes a partir de texto ou amostras sonoras.

.

Vídeo: Tecnologias que convertem descrições em texto e imagens em sequências animadas ou filmagens.

.
Para os empresários conhecerem e se adaptarem à inteligência artificial pode ser um diferencial. Automatizar processos, antecipar tendências de consumo e personalizar o atendimento são apenas algumas das vantagens que podem resultar em economia de custos e aumento de faturamento. A ACIG incentiva seus associados a conhecerem essas tecnologias, participarem de capacitações e trocarem experiências para aproveitar as oportunidades que a IA oferece.