Comércio geral deve abrir neste feriado
Conforme reportagem publicada no dia (12), lojas vão abrir após acordo com sindicatos
.
O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é uma data dedicada à reflexão sobre a luta contra o racismo, a valorização da cultura afro-brasileira e o reconhecimento da importância do povo negro na formação da sociedade brasileira. A escolha do dia remete à morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do período colonial e símbolo da resistência negra. Embora já fosse comemorado em diversas regiões do país desde a década de 1970, o feriado foi oficialmente incluído no calendário nacional pela Lei nº 12.519, sancionada em 10 de novembro de 2011. No entanto, a data é considerada feriado nacional desde 2023, quando o presidente Lula decretou para todo o território nacional. 2024 será o primeiro ano em que o feriado no Brasil todo vai passar a funcionar.
.
Permissão para o comércio abrir no feriado da Consciência Negra
.
Atendendo a pedidos dos comerciantes, a ACIG buscou negociações junto aos sindicatos para considerar a possibilidade de abertura do comércio no dia 20/11, uma vez que este é o terceiro feriado do mês de novembro e ocorre em uma quarta-feira, o que impacta o comércio local. No dia 15/11, uma sexta-feira, o comércio já permanecerá fechado, além do sábado de Finados, dia 2. Após o pedido da entidade, feito pelo presidente Claudinei Pereira, os sindicatos se reuniram e decidiram liberar a abertura do comércio no dia 20/11, conforme comunicado abaixo:
.
Prezados empresários,
.
Informamos que, após acordo entre o Sindicato do Comércio Varejista de Guarapuava e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Guarapuava, está autorizada a utilização da mão de obra dos empregados, exclusivamente e de forma excepcional, somente no feriado do dia 20/11/2024 (Consciência Negra). As horas trabalhadas serão pagas com adicional de 100%, acrescidas de mais 1 dia de folga integral em até 60 dias, para todas as funções. O horário permitido será das 9h às 18h30.
Atenciosamente,
.
Abrão José Melhem
Presidente Sicomércio Guarapuava
.
Marisa de F. Chemeres de Lima
Presidente Sindigua