Comerciantes estão mais confiantes em julho

Pesquisa da Fecomércio revela que expectativa do varejo em geral aumentou 2,8% no último mês

.

Segundo dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Fecomércio PR no mês de julho, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) no Paraná subiu para 103,9 pontos, um aumento de 2,8% em relação a junho. Enquanto isso, o índice nacional foi de 107,4 pontos, uma queda de 0,7% em comparação com o mês anterior.

.

O crescimento da confiança dos empresários paranaenses foi impulsionado principalmente pela avaliação das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), que alcançou 79,8 pontos, um aumento de 8% em relação ao mês passado. Além disso, as intenções de investimento também subiram, com o subindicador Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC) atingindo 104,6 pontos, um crescimento de 3,4%.

.

Por outro lado, os empresários ainda estão cautelosos quanto ao futuro. O Índice de Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) caiu 0,6%, ficando em 127,2 pontos. As empresas de médio e grande porte mostraram mais preocupação, com o ICEC caindo para 100,8 pontos, uma redução de 6,4%. Esse grupo teve uma visão menos positiva sobre o cenário atual (-2,5%), expectativas futuras (-5,2%) e planos de investimentos (-10,6%).

.

Já entre as micro e pequenas empresas, o índice foi de 103,9 pontos, com um aumento de 3% em relação a junho. O crescimento foi impulsionado pelo ICAEC, que subiu 8,2%, e pelo IIEC, que teve um aumento de 3,6%. No entanto, as expectativas para o futuro caíram 0,5%.

*Com informações da Fecomércio*