Certificado digital: entenda a importância da assinatura eletrônica

ACIG realiza em média 250 atendimentos para este serviço por mês

.

O Certificado Digital é a identidade da pessoa física e jurídica no meio eletrônico. O certificado atua como uma espécie de carteira de identificação virtual, possibilitando a assinatura de documentos à distância com o mesmo valor jurídico da assinatura realizada de próprio punho no papel, dispensando a necessidade de reconhecimento de firma em cartório. Essa solução assegura autenticidade, confidencialidade e integridade nas operações realizadas por meio dele, conferindo validade jurídica e proteção nas transações digitais.

.

Este é mais um serviço oferecido pela Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), o certificado pode ser realizado de três maneira: no local de preferência da pessoa, por videoconferência ou na sede da Associação. O uso do Certificado Digital é viável tanto para empresas e Microempreendedores Individuais (MEIs) quanto para pessoas físicas.

• Principais características:

– Autenticidade de usuários através de dados biométricos – Segurança através de criptografia assimétrica – Identidade eletrônica para pessoas físicas e jurídicas – Integridade e confidencialidade

• Vantagem para todos:

– Agilidade – Autenticidade nas transações realizadas no meio eletrônico – Desburocratização de processos – Redução de custos – Segurança

.

Com a assinatura virtual a identidade de alguém ou de uma empresa é praticamente inviolável, sendo aceita legalmente. Para validar uma assinatura digital, o certificado vincula a ela um arquivo eletrônico com dados sobre a pessoa ou a empresa para atestar a quem ela pertence e que foi feito por quem pode utilizá-la legalmente. Os dados são protegidos por criptografia e o certificado emitido por uma autoridade certificadora credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação — ITI, que protege os dados e evita fraudes. São duas certificadoras credenciadas: CertiSign e Certificação Digital SPC.

.

De acordo com o agente de registro da ACIG, Gian Gonçalves, o certificado digital traz comodidade e é uma facilidade para os empresários de Guarapuava.

Caso o empresário não consiga vir até a entidade para fazer o certificado, nós vamos até a empresa, com o horário marcado e realiza o processo de validação. O objetivo desse deslocamento é trazer mais praticidade para os empresários, afirmou.

.

O serviço disponibilizado pela entidade é um documento eletrônico com identidade digital que reúne dados da pessoa física e jurídica. O atendimento é de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h30. Para agendar o atendimento a basta entrar em contato pelo telefone (42) 3621-5513.

. Confira mais sobre o assunto clicando no link abaixo: [embed]https://youtu.be/RpYGvb3jIBY?si=a0YBTC5BviIV5WjU[/embed]