Certificado Digital: como fazer sem sair da sua empresa?

A assinatura virtual permite que você assine à distância com o mesmo valor jurídico de cartório.

.

O ditado "se a montanha não vai a Maomé, Maomé vai à montanha" é verídico quando se trata dos benefícios e serviços oferecidos pela Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava. Contamos com a equipe do setor comercial que visita diariamente lojas e empresas. Outro serviço da ACIG que também pode ser realizado em seu local de trabalho, facilitando a sua vida, é o Certificado Digital.

.

Ele é a identidade eletrônica de uma pessoa ou empresa. O certificado funciona como uma carteira de identificação virtual e permite assinar documentos à distância com o mesmo valor jurídico da assinatura feita de próprio punho no papel, mas sem precisar reconhecer firma em cartório.

.

Com a assinatura virtual a identidade de alguém ou de uma empresa é praticamente inviolável, sendo aceita legalmente. Para validar uma assinatura digital, o certificado vincula a ela um arquivo eletrônico com dados sobre a pessoa ou a empresa para atestar a quem ela pertence e que foi feito por quem pode utilizá-la legalmente. Os dados são protegidos por criptografia e o certificado emitido por uma autoridade certificadora credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação — ITI, protege os dados e evita fraudes.

.

A assinatura  é uma maneira de facilitar as burocracias do dia a dia. Podendo ser usada para: assinar documentos, acessar sistemas com dados restritos e trabalhar com sistemas virtuais.

.

O uso do certificado digital pode ser feito tanto pelas empresas e MEIs (Microempreendedores Individuais), quanto para pessoas físicas. .

De acordo com agente de registro da ACIG, Elaine Machado, o certificado digital é uma facilidade para os empresários. "Caso o empresário não consiga vir até a entidade para fazer o certificado, a gente vai até a empresa, com o horário marcado e realiza o processo de validação. O objetivo desse deslocamento é trazer mais praticidade para os empresários", afirmou.

Certificado Digital na ACIG

É um serviço disponibilizado pela entidade de um documento eletrônico como identidade digital que reúne dados da pessoa física e jurídica. São duas certificadoras credenciadas: CertiSign e Certificação Digital SPC. O atendimento é de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para agendar o atendimento a domicilio/empresa basta entrar em contato pelo telefone (42) 3621-5513.