Campanha orienta sobre a Declaração do Imposto de Renda

Fonte: Assessoria SESCAP O SESCAP-PR realiza nesta sexta-feira, 15, sua tradicional campanha Declare Certo, em Curitiba e mais 11 cidades paranaenses. Das 9h às 17h, empresários do setor contábil deixarão seus escritórios para atuar voluntariamente em praça pública, orientando os contribuintes sobre o correto preenchimento da Declaração de Imposto de Renda.

Em sua 13ª edição, a campanha ocorrerá simultaneamente nas cidades onde o SESCAP-PR possui escritórios regionais: Arapongas, Cascavel, Curitiba, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Maringá, Pato Branco, Toledo e Umuarama, além de Apucarana e Marechal Cândido Rondon. “É uma ação de responsabilidade social que visa sanar aquelas dúvidas que sempre ocorrem no momento de declarar e evitar que o contribuinte caia na malha fina ou perca seu precioso tempo na fila de atendimento da Receita Federal”, afirma o presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, ao destacar que o Declare Certo tem o apoio da Receita Federal, da Fenacon, do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PR), Sicontiba (Sindicato dos Contabilistas), da Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), entre outras entidades.

Aqui em Guarapuava a ação acontece na Rua XV de Novembro, em frente ao Clube Guaíra.

Blitz do FIA

Paralelamente à campanha Declare Certo! será realizada a Blitz do FIA, exceto em Apucarana e Marechal Cândido Rondon. A ação incentiva o repasse de parte do imposto de renda devido aos Fundos para a Infância e Adolescência (FIA) municipais, estadual e federal, conforme previsto na Lei 12.594/2012.

Na opinião do presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, a destinação ao FIA deve ser mais praticada pelo contribuinte, incentivada e lembrada pelo contador, já que o recurso é revertido em benefício de ações sociais no município em que residem. “Outra vantagem é que o cidadão pode acompanhar a utilização desse recurso pelos Conselhos da Criança e do Adolescente”, afirma.