Notícia

banner-news

Campanha Nome Limpo aumenta procura por consultas ao SPC

Com a Campanha Nome Limpo, que iniciou no último dia primeiro e vai até o dia 10 de dezembro, aumentou significativamente o número de consumidores que têm procurado a Acig para saber se possuem ou não débitos registrados na base de dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

O Departamento do SPC da Acig lembra que esta consulta não pode ser realizada por telefone ou email. A pessoa que deseja saber se há ou não pendências em seu nome deve se dirigir até o balcão da recepção da entidade, munida de documento de identificação e solicitar um “Extrato de Consulta”, no valor de R$6,00. As consultas não podem ser realizadas por terceiros, apenas em casos onde haja uma procuração registrada em cartório comprovando a representatividade. Esta orientação vale tanto para as pessoas físicas como para as jurídicas. As consultas podem ser realizadas de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas. Aos sábados, o serviço está disponível das 8 às 12 horas.

Em posse do extrato, o consumidor deve procurar o referido credor para que possa ser feita a negociação da dívida. Já as pessoas que porventura precisem comprovar juridicamente a existência ou a inexistência de débitos em seu nome devem requerer uma Certidão Negativa para Fins Jurídicos, ao custo de R$ 15,00.

A campanha Nome Limpo tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância de cuidar do crédito pessoal, salientando que o “nome” é o principal bem que cada um possui.