Cacicopar fica abaixo da média de inadimplentes da região Sul
Dados do SPC Brasil mostram região Centro-Oeste abaixo até mesmo da média nacional
Dados levantados pela Faciap/SPC Brasil mostram os números da inadimplência no Paraná, de dezembro de 2021 em relação a dezembro de 2020. Na região da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresarias do Centro-Oeste do Paraná (Cacicopar), o número cresceu 4,79% em relação ao mesmo período do último ano, entretanto o dado ficou abaixo da média da região Sul (6,96%) e abaixo da média nacional (5,15%).
O levantamento aponta que na passagem de novembro para dezembro, o número de devedores da região Centro-Oeste caiu -0,04%, enquanto em toda a região Sul foi de -0,24%.
Para a presidente da Cacicopar, Maria Inês Guiné, a média abaixo da região sul é um bom sinal. “Apesar de vários fatores que podem justificar esses índices, é importante perceber que a nossa região está abaixo da média da região Sul, esses dados podem apontar que temos consumidores mais conscientes também”, destaca.
Qual o perfil deste inadimplente?
A maior faixa etária deste levantamento é de 30 a 39 anos (23,72%), na frente apenas de 40 a 49 anos (19,97%). A participação dos devedores por sexo segue proporcional, com 50,26% de mulheres e 49,74% de homens.
De acordo com o SPC Brasil, em dezembro de 2021, 33,79% dos consumidores da região tinham dívidas de valor de até R$ 500. Outra curiosidade é que o setor com participação mais expressiva do número de dívidas, em dezembro, foi Bancos.
Inadimplentes no Paraná
Os dados observados pela Faciap/SPC Brasil, mostram que no Paraná cresceu 10%, número acima da média da região Sul (6,96%) e acima da média nacional (5,15%).
Em relação ao mês de novembro, o número de devedores cresceu 1,36% em um universo de 2,75 milhões de consumidores paranaense.
Para conferir a pesquisa completa, CLIQUE AQUI.
Fonte: Comunicação/Faciap