Notícia

banner-news

Avanço do empreendedorismo feminino no Brasil e no Paraná

Com mais de 10,4 milhões de mulheres à frente de negócios no Brasil, o empreendedorismo feminino se consolida como motor de transformação

.

O empreendedorismo feminino no Brasil tem crescido de forma notável nos últimos anos, consolidando-se como uma força estratégica para a transformação econômica e social do país. Em 2025, o cenário é histórico: mais de 10,4 milhões de brasileiras estão à frente de seus próprios negócios. 

.

Na ACIG, esse movimento é acompanhado de perto. Em Guarapuava, são muitas as histórias de mulheres que se tornaram empreendedoras e ajudam a movimentar a economia local.

.

A evolução do empreendedorismo feminino

.

A conquista do espaço atual é fruto de uma trajetória marcada por avanços significativos ao longo da última década. Em 2012, o Brasil somava cerca de 7,5 milhões de empreendedoras. Pouco antes da pandemia, no fim de 2019, esse número já havia saltado para 9,8 milhões, representando aproximadamente 30% dos negócios no país.

.

Mesmo diante dos desafios impostos pela crise sanitária global, as mulheres mantiveram sua presença ativa no mercado empreendedor. A pandemia, embora difícil, impulsionou a digitalização de negócios, o uso das redes sociais como canais de vendas e incentivou muitas a buscar no empreendedorismo uma saída para a perda de empregos e a rigidez do mercado de trabalho formal.

.

Com a retomada econômica, o crescimento foi ainda mais expressivo. Em 2022, o Brasil ultrapassou 10 milhões de mulheres empreendedoras. Em 2024, alcançou-se um novo recorde: 10,35 milhões, o que corresponde a 34% dos empreendedores do país. 

.

Paraná segue tendência nacional

.

No Paraná, o cenário segue a tendência nacional, mas com algumas particularidades. As mulheres representam 32,7% dos donos de negócios no estado. No entanto, enfrentam uma disparidade de rendimentos ligeiramente superior à média nacional, com diferença de 24,7% em relação aos homens.

.

Mesmo diante dessas dificuldades, o Paraná abraça diversas iniciativas femininas empreendedoras para alavancar cada vez mais o mercado gerido por mulheres. 

.

A ACIG tem acompanhado de perto esse movimento, oferecendo espaços de formação, capacitação e visibilidade para as mulheres empreendedoras da cidade. Com o  Núcleo Multissetorial da Mulher Empresária da ACIG, (ACIG Mulher) criado há mais de 20 anos, tem como missão promover a integração entre empreendedoras de diversos setores, oferecendo um ambiente de troca de experiências, capacitação e apoio mútuo. Por meio de ações estratégicas, o núcleo contribui diretamente para o crescimento dos negócios liderados por mulheres.