Audiência Pública fala sobre ampliação da malha ferroviária paranaense

Na tarde de ontem (05) aconteceu na sede da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG) uma Consulta Pública da Ferroeste com o objetivo de discutir a modernização ou ampliação da malha ferroviária paranaense. Participaram do evento lideranças regionais, representantes de entidades de classe e empresários.

O presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin Araújo, destacou a importância da participação da sociedade civil organizada no processo de criação de um projeto que atenda as demandas da classe produtiva do Estado. “Queremos apresentar o que pensamos para o futuro ferroviário do Paraná. A Ferroeste nasceu dentro da Associação Comercial e Empresarial de Cascavel e não tenho dúvidas que sua expansão também se dará por meio do associativismo”, disse.

Durante a Consulta Pública a Diretoria da Ferroeste apresentou dados sobre o transporte de cargas até o Porto de Paranaguá, principal destino do que é produzido pelo Agronegócio Paranaense, e falou sobre a necessidade de se pensar em formas de dinamizar o acesso destes produtos até a zona portuária, já que o crescimento do volume que é exportado pelo Estado tem sido vertiginoso. Ao final da explanação, os participantes puderam fazer perguntas e considerações sobre a formulação de um projeto que preveja a construção de uma nova ferrovia ligando Dourados (MS) ao Porto de Paranaguá.

A Consulta Pública realizada em Guarapuava contou com o suporte financeiro da ACIG, Cooperativa Agrária, CACICOPAR (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro-Oeste do Paraná), COAMIG, C.Vale, FACIAP (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná) e Lustoza Agrologísitica.  Além do Município, também serão realizados eventos do mesmo estilo em Cascavel, Dourados e Curitiba.