ACIG sedia reunião da Governança do Comércio
Programa visa ampliar ações em prol do desenvolvimento do comércio em Guarapuava
Na manhã desta sexta-feira (14) a ACIG foi sede da reunião da Governança do Comércio. Durante o encontro a gerente da entidade, Marileia Lisenko, destacou as ações da ACIG para o desenvolvimento econômico de Guarapuava, e as parcerias e soluções que oferece aos associados. Formada por empresários que atuam em diferentes segmentos, setores público e privado, instituições financeiras, Sistema Fecomércio, Sesc, Senac PR, Sebrae/PR, ACIG, e Prefeitura de Guarapuava, a Governança do Comércio atua na criação de planos e estratégias para fortalecer e impulsionar o setor na cidade.
.
Como surgiu a Governança do Comércio?
.
O programa teve início em 2023 depois que empresários participaram de um safari urbano em São Paulo, promovido pelo Sebrae/PR e pela Prefeitura de Guarapuava, onde se inspiraram em modelos inovadores para replicar no município. No plano de ações estão: a criação de diretrizes que possibilitem transformar o cenário local, a transformação de ideias em soluções conjuntas, o fortalecimento de propostas e a prática das iniciativas definidas.
.
A Governança do Comércio também é dividida em comitês específicos para trabalhar em diversos grupos:
- Comitê de Marketing;
- Comitê de Relacionamento;
- Comitê Estratégico;
.
Juntos, ACIG, Sebrae, prefeitura e empresas unimos forças para pensar no que é necessário para o crescimento do comércio, serviços e indústrias em Guarapuava. A ACIG já desempenha um papel importante nestas ações, mas quando nos unimos atingimos os objetivos amplamente, comenta, Marileia Lisenko, gerente da ACIG.
.
A gerente ainda destaca que a estrutura Governança do Comércio em Guarapuava consegue identificar dificuldades e obstáculos, pois a maioria dos empresários tem muita familiaridade com os negócios, até mesmo para encontrar soluções, para trabalhar no próprio desenvolvimento dos empreendedores ou para proporcionar emprego. Além do apoio de grandes organizações parceiras, agrega ao comércio como um todo.
.
Buscamos melhorias, inspiração em casos de sucesso aplicáveis localmente, foco em inovação e, consequentemente, crescimento econômico para a cidade, afirma Thaise Amaral, consultora do Sebrae/PR.
.
As ações da Governança do Comércio acontecem semanalmente, e os interessados em participar podem entrar em contato com o Sebrae/PR ou a ACIG.
.