ACIG sedia Oficina de Infraestrutura e Logística

Evento organizado pela Fiep tratou de demandas sobre a logística de transporte da região

.

Na manhã desta terça-feira (24), a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava sediou a Oficina de Infraestrutura e Logística, promovida pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). A iniciativa visa abordar as prioridades da indústria das diferentes regiões do estado, promovendo, ao longo do mês de setembro, rodadas de oficinas temáticas, desta vez com foco nas demandas de infraestrutura. Os encontros dão continuidade ao trabalho iniciado com os Fóruns Regionais da Indústria, instalados neste ano pela Fiep.

.

Durante o encontro, foi apresentado um panorama da infraestrutura do estado, considerando os diversos modais de transporte — rodoviário, ferroviário, portuário e aeroportuário —, bem como estudos relacionados à movimentação de cargas no Paraná. Em seguida, João Arthur Mohr, superintendente da Fiep, ouviu as demandas específicas das empresas que utilizam o sistema de infraestrutura da região, como Agrária, Santa Maria e Milpar. Entre os temas abordados, destacam-se:

.

• Licitação do pedágio na região de Guarapuava até Irati: leilões das concessões dos pedágios do Paraná, detalhando especialmente o edital lançado no último dia 6 de setembro do leilão do Lote 6, que abrange rodovias da região Sudoeste, assim como o andamento dos contratos dos Lotes 1 e 2, que estão em operação;
  • Situação da infraestrutura ferroviária e portuária: ações que contemplam estimativas do crescimento da movimentação de cargas pelo setor produtivo, que demandam melhorias nesses modais;
  • Mapa de Conectividade do Paraná para Banda Larga 4G e 5G: apresentação de ações de segurança sobre a pesquisa de conectividade das indústrias paranaenses.

Autoridades presentes no encontro

.

Entre outras lideranças, estiveram presentes no evento o vice-presidente da Fiep, José Alberto Pereira Ribeiro, que coordena o Conselho Temático de Infraestrutura da entidade, e Julio Cezar P. Agner, coordenador do Conselho Regional da Fiep Campos Gerais – Centro; o diretor da Federação, Edson H. Ono e o presidente do Sindicato da Madeira de Guarapuava (Sindusmadeira), Clóvis Turmina. O encontro também contou com a presença do vice-presidente da Associação Comercial de Guarapuava (ACIG), Janos de Mattos Horst e da presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais do Centro-Oeste do Paraná (Cacicopar), Esabel Sczeuczuk.

.

A organização das oficinas temáticas está sob a coordenação dos Conselhos Regionais da Fiep, estabelecidos com a criação dos Fóruns para aumentar a representatividade da indústria em todo o estado. Os subsídios técnicos serão fornecidos pelo Conselho Temático de Infraestrutura da Federação, enquanto a Gerência de Desenvolvimento Industrial e Social da entidade será responsável por aplicar a metodologia de priorização das demandas identificadas pelos participantes.