Acig sedia audiência pública sobre substituição tributária do ICMS

Na quarta-feira (21), a Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava) sediou a audiência pública “Paraná Empreendedor – Uma nova perspectiva sobre a substituição tributária no ICMS”, organizada pelo SESCAP-PR e Deputado Subtenente Everton. Empresários associados e membros da diretoria da Acig e da Cacicopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro-Oeste do Paraná) compareceram para discutir e sugerir mudanças para o atual sistema de substituição tributária.

O evento faz parte de uma série de audiências que estão sendo realizadas em diversas cidades do Paraná desde o mês de julho, conforme conta o Deputado Subtenente Everton. "Essa demanda surgiu da classe empresarial da região sudoeste do Paraná, onde observamos reclamações sobre a substituição tributária de produtos da linha branca. Em Francisco Beltrão ocorreu a primeira audiência pública, depois passamos por Cascavel, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Curitiba. Hoje o evento é em Guarapuava, e posteriormente em Umuarama e Foz do Iguaçu", explica.

Um dos objetivos finalísticos das audiências é formatar um comitê permanente para atuar em nível estadual dentro do assunto substituição tributária. A ativação destes grupos é importante pois, segundo o Deputado, a revisão da questão da substituição tributária é um dos pilares para tornar o Estado mais competitivo economicamente. "A partir do momento que a gente vê a classe empresarial sufocada e fazendo um malabarismo jurídico para poder sobreviver, isso não é bom para o Paraná. O empresário está indo embora do Estado, e deixando de gerar emprego aqui, isso é uma péssima notícia. Então, um dos objetivos é justamente alertar o governo do Paraná com relação a isso, pra que a gente possa ouvir e levar essa demanda até o poder executivo", afirma.

Para o presidente da Acig, Cledemar Antonio Mazzochin, a participação da classe produtiva em pautas como esta é fundamental para o processo de desenvolvimento socioeconômico. "Aquele modelo de velha política já foi, agora é o momento da política da participação. Quando temos representantes para as nossas pautas, precisamos nos somar para fortalecer e concretizar medidas que tornem a classe produtiva mais competitiva", conclui o presidente.