ACIG realiza reunião para montar caderno de propostas aos candidatos a prefeito

Associados e entidades ligadas ao comércio colaboraram na elaboração de propostas

.

Na noite desta segunda-feira (16), associados da ACIG, representantes das entidades como: Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Cilla Tech Park e empresários em geral, participaram de uma reunião com os diretores da ACIG, para definir e demandar propostas aos candidatos à prefeitura de Guarapuava.

.

O caderno será elaborado após a junção das sugestões apontadas, e depois, no dia 23 de setembro o documento será apresentado para os quatro candidatos a prefeito que terão 20 minutos cada um para falar de suas propostas, além de mais 10 minutos para responder as perguntas que serão feitas pelos presentes.

.

Durante o encontro, o presidente da CDL Eloi Mamcasz  sugeriu a criação de temas pilares que envolvam o comércio e a indústria de Guarapuava, o empresário e 2º vice-presidente da ACIG, Thiago Limper Pfann, também apontou a importância de temas pontuais como a revitalização do centro da cidade, a funcionalidade do aeroporto entre outros temas.

.

Já o diretor executivo do Cilla Tech Park, Paulo Alvim, questionou a importância dos candidatos já terem o amplo plano de governo pré-estabelecido, contendo temas básicos para o comércio e a indústria como: PIB, investimentos em indústrias, tributos, geração de empregos, entre outros.

.

Temas importantes a serem aplicados ao caderno:

.

• Infraestrutura: Investimentos em infraestrutura crítica, como transporte, logística para apoiar a eficiência das cadeias produtivas e o comércio e auxiliar no escoamento da produção da região.
  • Educação e Qualificação Profissional: Desenvolvimento de programas de educação e formação para garantir que a força de trabalho tenha as habilidades necessárias para atender às demandas do mercado, oferecendo mão de obra em diversos ramos em Guarapuava.
  • Investimentos no comércio em geral: Desenvolvimento de propostas em relação ao comércio da área central da cidade, dar sequência a revitalização na Rua XV de Novembro e ampliar os investimentos e melhorias para as áreas de comércios e indústrias nos bairros.
  • Logística do Aeroporto de Guarapuava: Desenvolvimento de ações e projetos para resolver a dificuldade de logística e transporte na região. Facilitando os voos e a disponibilidade entre outras regiões, para que os empresários e a comunidade em geral possam usufruir dos serviços com qualidade.
  • Incentivos aos MEI e micro empresas locais: criação de um espaço adequado para a realização de feirinhas e exposições, a ativação de um Mercado Municipal ou espaço municipal para eventos localizado no “aterro do Parque do Lago”.

.

A partir destes pontos acordados na reunião, as entidades ligadas ao comércio e a indústria terão a possibilidade acompanhar e cobrar do poder executivo, se esses itens estão sendo cumpridos ao longo da gestão. O documento será entregue os candidatos no dia 23 de setembro, em reunião que será realizada na sede do Sindicato Rural em uma parceria com a ACIG, CDL, Sindus Madeira, Casa da Indústria e Sicomércio.