ACIG realiza Feirão do Imposto em Guarapuava

Evento conta com diversas ações e descontos em combustíveis no dia 25

.

No dia 25 de maio, Guarapuava se prepara para mais uma edição do Feirão do Imposto, uma iniciativa da Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE), em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP), a FACIAP Jovem e o Sicoob. Este ano, o evento tem como tema: “Dígitos que Sufocam: uma carga tributária de tirar o fôlego”, visando alertar a população sobre o uso dos recursos públicos e a forma como pagamos nossos impostos, pontuando a necessidade da simplificação do sistema fiscal.

.

Em Guarapuava, desde 2009, a iniciativa é organizada pelo Conselho do Jovem Empresário (CONJOVE), que este ano convidou as empresas associadas à ACIG para comercializar alguns de seus produtos com o preço sem acréscimo do valor do imposto, além de informar a população através de ações em diversos locais. Mais de 30 cidades paranaenses realizarão ações ao longo deste mês com o intuito de cobrar uma maior eficiência no uso do dinheiro público.

Importância do dia D

.

O mês de maio foi escolhido para a realização da ação, em razão do Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte, celebrado em 25 de maio. Uma das grandes conquistas do Feirão do Imposto ao longo dos anos foi a aprovação da Lei do Imposto na Nota – Lei 12.741/12 – que torna obrigatória a inclusão nos documentos fiscais o valor aproximado de impostos pagos, proporcionando maior transparência ao consumidor.

.

O Brasil tem uma das cargas tributárias mais pesadas e mais complexas do mundo, considerado em 2023, o 2º país no ranking mundial que mais tributa empresas. Ao considerar todos os impostos, as empresas brasileiras pagam na média uma alíquota de imposto de 34%. Este valor é 70% maior que a média mundial, e somente 1% menor que Malta – que está no topo do ranking com 35%.

.

Estas ações são importantes porque muitas vezes o empresário é “sufocado” pelos impostos, e por isso se obriga a passar esses valores ao consumidor que acaba pagando quase 70% do valor do produto em impostos. E também a ação serve para conscientizar que é dever da população cobrar os meios estaduais, municipais e federais para onde vai esse imposto. afirma o presidente do CONJOVE Guarapuava, Israel Farias.

.

Entre os impostos discutidos no evento estão os tributos estaduais, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), os tributos federais, incluindo o PIS/PASEP/COFINS, e o tributo federal de Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE).

Ações em Guarapuava

.No Dia D, em 25 de maio, diversas atividades estão programadas para conscientizar a população sobre a carga tributária, como:

.

• Demonstração da alta carga tributária com a exposição de um carro, comparando seu valor com e sem imposto no Shopping Cidade dos Lagos o dia todo (10:30h às 17:30h);

.

• Venda de produtos com desconto no imposto (o horário será estipulado pelas lojas);

.

• Desconto no combustível no Posto Metropolitano: Serão disponibilizados 2.000 Litros de Etanol, 2.000 Litros de Gasolina e 500 Litros de Diesel. O abastecimento iniciará às 7:30h com atendimento por ordem de chegada, com distribuição de senhas até acabar a litragem. (Rua Padre Chagas esquina com a Rua Azevedo Portugal, CENTRO).

*Com informações da ABRASEL e FACIAP*

.

Clique no link e saiba  mais na reportagem: